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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
Documentos técnicos e científicos, tais como os citados no texto, são aqueles acumulados — produzidos e(ou) recebidos — no âmbito do desenvolvimento das atividades-fim de uma instituição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A atividade de classificar documentos pressupõe conhecimentos da instituição e da natureza dos documentos e nela deve-se observar sempre que cada ramo de atividade exige um método diferenciado e adequado aos objetivos a que se propõe. Sendo assim, os métodos de arquivamento, segundo Paes (2005), pertencem a dois grandes sistemas:
direto e indireto.
geral e específico.
máximo e mínimo.
completo e incompleto.
complexo e simples.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
A gestão de documentos independe da aplicação da teoria das três idades documentais.
Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.
A estrutura conhecida como unitermo, também denominada relação gênero-espécie, é o marco teórico da norma brasileira de descrição arquivística, inspirada na norma internacional elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
Arquivos mortos são descritos tecnicamente na literatura arquivística como massas documentais acumuladas que são produtos da transferência de documentos, sem nenhum tipo de critério ou de sistematização, dos arquivos montados nos setores de trabalho.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Considere que um conjunto de correspondências deve ser organizado, respeitando-se as regras de alfabetação, com a utilização do critério de palavra por palavra, a partir de seus remetentes, que têm os seguintes nomes:
1 - Thiago Silva Monte Mor
2 - Alberto Montenegro
3 - Cristina Maria Monteiro
4 - Zélia de Monte Sinai
5 - Carlos Henrique Monte Alegre
6 - Juliana Silveira Monte Branco
A ordenação decorrente deste critério terá a seguinte seqüência:
1, 2, 3, 4, 5 e 6
2, 3, 5, 6, 1 e 4
2, 5, 3, 6, 1 e 4
5, 6, 1, 4, 3 e 2
6, 4, 2, 3, 1 e 5
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.
O termo destinação, amplamente utilizado na prática arquivística, compreende a eliminação de documentos no arquivo corrente.
Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.
Cada nível do arranjo de um arquivo corresponde a um nível de descrição: fundo, grupo ou seção, série e item ou peça documental.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
Documentos não-orgânicos não são encontrados em arquivos mortos, apesar da mistura típica de documentos em sua constituição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Uma universidade realizou, por meio de sua faculdade de música, concertos em várias cidades brasileiras. No entanto, para a confirmação desses eventos, foram trocados vários documentos entre a universidade e as pessoas responsáveis nas cidades que contrataram os concertos. Assim, visando a organização das informações, foi constituído, na faculdade de música, um arquivo específico com os seguintes correspondentes:
1 - Carlos Alberto de Sá – Minas Gerais – Belo Horizonte
2 - Julia Silva – Minas Gerais – Araxá
3 - Áurea Alves – Minas Gerais – Barbacena
4 - Célio Boaventura – Minas Gerais – São João Del Rei
5 - Cláudia de Abreu – Minas Gerais – Tiradentes
Sabendo que a organização obedeceu ao método geográfico, na modalidade estado-cidade-correspondente, a ordenação correta é:
1, 2, 3, 4 e 5
3, 1, 4, 5 e 2
4, 3, 2, 1 e 5
5, 4, 1, 3 e 2
5, 4, 3, 2 e 1
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