Questões de Arquivologia

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Arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm co-responsabilidade no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação científica, tecnológica, cultural e social, bem como do testemunho jurídico e histórico. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. p. 35).

Em sua especificidade, os arquivos públicos

  • A.

    reúnem documentos que comprovam as atividades desenvolvidas por diferentes organismos estatais ao longo do tempo.

  • B.

    dividem com os museus militares a obrigação de recolher e manter em sigilo todos os artefatos produzidos pela indústria bélica nacional.

  • C.

    realizam a coleta seletiva de documentos e informações que corroboram as hipóteses formuladas pelos projetos de pesquisa das universidades que lhes ficam próximas.

  • D.

    praticam o tombamento dos bens edificados de caráter histórico, considerando-os patrimônio nacional.

  • E.

    ficam encarregados do depósito legal de todas as obras monográficas, de origem pública ou privada, impressas no país.

Consideram-se federais os arquivos

  • A.

    do Ministério Público da União e das Comarcas.

  • B.

    do Distrito Federal e dos Estados que fazem fronteira com países da América Latina.

  • C.

    da Presidência da República e do Supremo Tribunal Federal.

  • D.

    das Forças Armadas e dos órgãos da administração estadual indireta.

  • E.

    do Ministério das Relações Exteriores e dos municípios que abrigam projetos de exploração de minério.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

Uma das vantagens da microfilmagem é a característica de poder prescindir da organização arquivística de documentos e do estabelecimento de um programa de avaliação e seleção do acervo documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

Microfilmagem é a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas instituições em que há descentralização das atividades de controle (protocolo) e de arquivos, recomenda-se

  • A.

    o uso do método numérico decimal para ordenação dos documentos.

  • B.

    a adoção de tabelas auxiliares para classificação dos conjuntos documentais.

  • C.

    a criação de uma coordenação central, com funções normativas e orientadoras.

  • D.

    a elaboração de tabelas de temporalidade específicas para cada órgão setorial.

  • E.

    a microfilmagem sistemática dos documentos produzidos, com sua posterior digitalização.

Papel, manuscrito, cópia e livro são, respectivamente, modalidades de

  • A.

    gênero, formato, técnica de registro e espécie.

  • B.

    unidade de arquivamento, sinal de validação, formato e instrumento de acesso.

  • C.

    suporte, formato, tipo e gênero.

  • D.

    unidade de armazenamento, forma, descritor e técnica de registro.

  • E.

    suporte, técnica de registro, forma e formato.

A título de homenagem, um deputado recebe placa de prata onde se lê a seguinte inscrição: “Ao ilustre representante dos interesses da população sul-riograndense, o tributo de admiração de seus correligionários. Porto Alegre, 12 de setembro de 2003. Adalberto Flores. João Crispiniano. José Castelo.” Tratase, quanto ao gênero, de documento

  • A.

    textual.

  • B.

    iconográfico.

  • C.

    hagiográfico.

  • D.

    figurado.

  • E.

    encomiástico.

O contrato de aluguel, como documento, é exemplo de

  • A.

    gênero.

  • B.

    tipo.

  • C.

    formato.

  • D.

    espécie.

  • E.

    forma.

Mapas e plantas constituem exemplos de documentação

  • A.

    textual.

  • B.

    audiovisual.

  • C.

    em multimeios.

  • D.

    fonográfica.

  • E.

    iconográfica.

Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que

  • A.

    compromisso é o registro contabilizado da fruição de um determinado benefício, e constituição, o conjunto de direitos e obrigações de uma entidade.

  • B.

    prospecto é a autorização emitida por autoridade competente para a realização de um evento, e questionário, a série de perguntas formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.

  • C.

    receita é a prescrição de medicamentos a serem ministrados, e citação, o trabalho científico apresentado em congressos e seminários.

  • D.

    atestado é a declaração sobre pessoa ou situação, feita por autoridade, e certidão, a transcrição de informações registradas em documento de assentamento ou processo, feita por funcionário de fé pública.

  • E.

    postura é a exposição sumária de itens a serem cumpridos dentro de determinado prazo, e portaria, ato pelo qual se determinam providências de caráter administrativo.

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