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Arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm co-responsabilidade no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação científica, tecnológica, cultural e social, bem como do testemunho jurídico e histórico. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. p. 35).
Em sua especificidade, os arquivos públicos
reúnem documentos que comprovam as atividades desenvolvidas por diferentes organismos estatais ao longo do tempo.
dividem com os museus militares a obrigação de recolher e manter em sigilo todos os artefatos produzidos pela indústria bélica nacional.
realizam a coleta seletiva de documentos e informações que corroboram as hipóteses formuladas pelos projetos de pesquisa das universidades que lhes ficam próximas.
praticam o tombamento dos bens edificados de caráter histórico, considerando-os patrimônio nacional.
ficam encarregados do depósito legal de todas as obras monográficas, de origem pública ou privada, impressas no país.
Consideram-se federais os arquivos
do Ministério Público da União e das Comarcas.
do Distrito Federal e dos Estados que fazem fronteira com países da América Latina.
da Presidência da República e do Supremo Tribunal Federal.
das Forças Armadas e dos órgãos da administração estadual indireta.
do Ministério das Relações Exteriores e dos municípios que abrigam projetos de exploração de minério.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Uma das vantagens da microfilmagem é a característica de poder prescindir da organização arquivística de documentos e do estabelecimento de um programa de avaliação e seleção do acervo documental.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Microfilmagem é a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido.
Nas instituições em que há descentralização das atividades de controle (protocolo) e de arquivos, recomenda-se
o uso do método numérico decimal para ordenação dos documentos.
a adoção de tabelas auxiliares para classificação dos conjuntos documentais.
a criação de uma coordenação central, com funções normativas e orientadoras.
a elaboração de tabelas de temporalidade específicas para cada órgão setorial.
a microfilmagem sistemática dos documentos produzidos, com sua posterior digitalização.
Papel, manuscrito, cópia e livro são, respectivamente, modalidades de
gênero, formato, técnica de registro e espécie.
unidade de arquivamento, sinal de validação, formato e instrumento de acesso.
suporte, formato, tipo e gênero.
unidade de armazenamento, forma, descritor e técnica de registro.
suporte, técnica de registro, forma e formato.
A título de homenagem, um deputado recebe placa de prata onde se lê a seguinte inscrição: Ao ilustre representante dos interesses da população sul-riograndense, o tributo de admiração de seus correligionários. Porto Alegre, 12 de setembro de 2003. Adalberto Flores. João Crispiniano. José Castelo. Tratase, quanto ao gênero, de documento
textual.
iconográfico.
hagiográfico.
figurado.
encomiástico.
O contrato de aluguel, como documento, é exemplo de
gênero.
tipo.
formato.
espécie.
forma.
Mapas e plantas constituem exemplos de documentação
textual.
audiovisual.
em multimeios.
fonográfica.
iconográfica.
Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que
compromisso é o registro contabilizado da fruição de um determinado benefício, e constituição, o conjunto de direitos e obrigações de uma entidade.
prospecto é a autorização emitida por autoridade competente para a realização de um evento, e questionário, a série de perguntas formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.
receita é a prescrição de medicamentos a serem ministrados, e citação, o trabalho científico apresentado em congressos e seminários.
atestado é a declaração sobre pessoa ou situação, feita por autoridade, e certidão, a transcrição de informações registradas em documento de assentamento ou processo, feita por funcionário de fé pública.
postura é a exposição sumária de itens a serem cumpridos dentro de determinado prazo, e portaria, ato pelo qual se determinam providências de caráter administrativo.
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