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Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos deverá adotar determinados requisitos para garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos. Julgue os itens a seguir, relacionados aos requisitos de um sistema eletrônico de gestão arquivística.
I. Os requisitos não-funcionais são compostos por: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
II. Os requisitos funcionais são constituídos por: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
III. Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo.
Assinale a opção correta.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise os seguintes itens relativos aos depósitos de arquivamento intermediário.
( ) Contribuem para a racionalização da guarda e preservação dos acervos documentais.
( ) Deliberam a respeito da eliminação dos acervos sob sua custódia.
( ) Coordenam o recolhimento de documentos de valor secundário aos arquivos permanentes.
( ) Autorizam as consultas formuladas por usuários externos.
A quantidade dos itens corretos é igual a
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Compete ao arquivista da fase intermediária o estabelecimento dos prazos de vigência administrativa e jurídica dos documentos públicos, assim como seus valores primário e secundário, com base nos quais se determina a necessidade de guarda ou descarte de documento.
O conceito de fundo é dependente e tributário do princípio da proveniência, aquele só existe quando este for aplicado. Uma importante tarefa é a identificação do fundo. Nesse momento, o arquivista francês Michel Duchein esclarece, de forma muito apropriada, o tamanho e a complexidade dessa empreitada, quando analisa o princípio: "é mais fácil enunciar que definir e mais fácil definir que aplicar". Acerca dos critérios para definição de um fundo de arquivo, assinale a opção incorreta.
Um organismo deve assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de um ato preciso e datado.
Um organismo deve possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal ou regulamentar.
Um organismo deve ter uma posição na hierarquia administrativa definida com exatidão pelo ato que lhe deu origem.
Um organismo deve ter uma estrutura organizacional estável e elaborada com base na departamentalização.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Dois conceitos estão diretamente envolvidos na gestão de documentos digitais: fidedignidade e autenticidade. Pode-se entender a fidedignidade como
a capacidade de um documento arquivístico sustentar os fatos que atesta.
anotação oficial em documento que o altera ou complementa.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com a legislação vigente, não é considerado arquivo federal o
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao conceito de fundo de arquivo.
I O fundo abarca documentos gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência.
II Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados.
III O fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, o que ele representa no momento de sua criação.
Assinale a opção correta.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Comparando-se o documento eletrônico com o documento tradicional, é correto afirmar que o documento
eletrônico tem uma estrutura que não é imediatamente evidente para o usuário.
tradicional é feito sobre um suporte com o auxílio de símbolos que devem ser decodificados para que o ser humano possa compreender.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:
análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.
descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.
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