Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.
descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As rotinas correspondentes à recepção, leitura e identificação do assunto principal de acordo com o seu conteúdo, origem e função, são rotinas correspondentes às operações de:
levantamento;
ordenação;
arranjo;
classificação;
descrição.
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
O protocolo tem como atribuições o registro, a expedição, a avaliação, a restauração, a tramitação e a distribuição de documentos e informações nas organizações contemporâneas.
O instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo é conhecido como
O documento que, pela natureza de seu conteúdo informativo, determina medidas especiais de proteção quanto à sua guarda e consulta pública, é classificado como:
sigiloso;
oficial;
público;
ostensivo;
urgente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:
I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.
II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.
III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.
IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Os métodos de arquivamento pertencem a dois sistemas básicos de acesso, que são:
direto e indireto;
objetivo e subjetivo;
público e privado;
secreto e público;
ostensivo e sigiloso.
A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.
Toda correspondência oficial expedida deve conter, para sua identificação em sistema próprio, a espécie do documento e o órgão emissor, seguido da sigla da unidade, do número de ordem, do destinatário, do assunto e da data da emissão.
A Norma ISAD(G) abrange 26 elementos, mas seis são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva. Os elementos considerados essenciais não incluem o(a)
Quanto à proteção de informações pessoais, a legislação restringe o acesso aos documentos que possam comprometer a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, por um prazo de:
sessenta anos;
setenta anos;
oitenta anos;
noventa anos;
cem anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...