Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:
Lista de eliminação e guia.
Tabela de temporalidade e lista de eliminação.
Lista de eliminação e inventário.
Tabela de temporalidade e inventário
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As projeções dos guias, em um arquivo corrente, possuem funções que são classificadas de acordo com a necessidade do trabalho. Assim, a guia que indica a localização de um nome ou assunto de grande freqüência de uso para a instituição tem o nome de:
inicial;
subsidiária;
secundária;
primária;
primeira.
O arquivo, além de suas funções relacionadas ao recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais, pode oferecer serviços de assistência educativa. Assinale a opção que não corresponde a ações educativas que podem ser realizadas pelo arquivo.
O arquivista de uma importante empresa estatal inicia o processo de reclassificação de documentos por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original dos documentos. Chamado a expor sobre suas últimas tarefas frente ao arquivo, o arquivista explanou sobre seu trabalho, justificando que, para reclassificar os conjuntos documentais, estava adotando o princípio de:
prevalência;
precedência;
proveniência;
procedência;
pertinência.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:
Índice.
Dossiê
Guia-fora.
Protocolo.
Notação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Registro ou protocolo, expedição, arquivamento e consultas são atividades do arquivo:
especial;
especializado;
intermediário;
permanente;
corrente.
Alguns estudos dedicados à função cultural dos arquivos têm como modelo a ação cultural dos museus. Uma simples análise das funções essenciais de um museu e de um arquivo evidencia diferenças importantes que inviabilizam ou tornam difícil a utilização do modelo citado. Considerando a participação dos arquivos na concepção e execução de atividades culturais das instituições, julgue os itens a seguir.
I. O arquivo deve buscar o equilíbrio entre as atividades do tipo cultural e a função de suporte na gestão administrativa da instituição.
II. A realização de atividades culturais no arquivo deve subordinar-se à política nacional de arquivos.
III. A integração das atividades do arquivo na política cultural projeta-o para uma dimensão além daquela dos pesquisadores.
Assinale a opção correta.
O arquivista do Centro de Memória Urca solicitou à alta direção que fosse providenciada a compra de alguns originais de documentos históricos, na perspectiva da completação de alguns fundos dos diversos arquivos abrigados pelo Centro de Memória. Esse acréscimo de acervo, proposto pelo arquivista, na tentativa de se evitar assim as lacunas de documentos frente aos fundos documentais já sob custódia do Centro de Memória, denomina-se:
recuperação;
incorporação;
alienação;
identificação;
produção.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.
O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Os erros de arquivamento oriundos do cansaço visual e das diferentes formas gráficas são predominantes no método:
numérico;
alfa numérico;
alfabético;
ideográfico numérico;
assunto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...