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Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que
o catálogo permite um mapeamento panorâmico do acervo da instituição.
para o trabalho de descrição, o inventário toma por base a peça documental.
o guia deve abordar conjuntos documentais com algum nível de organização.
o catálogo seletivo escolhe documentos que atendam a critérios temáticos.
o inventário busca oferecer um quadro sumário de um ou mais fundos.
Um arquivo organizado com base no princípio da proveniência deverá estruturar-se:
I. garantindo a constituição e a unidade dos fundos arquivísticos;
II. observando as competências, funções e atividades exercidas pelo órgão gerador dos documentos;
III. de acordo com uma classificação por assuntos previamente estabelecidos.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta no que se refere à adoção da microfilmagem e da digitalização como técnicas de preservação de documentos.
Tanto na digitalização quanto na microfilmagem, o formato, o leiaute e o conteúdo do documento são mantidos em sua presença física.
Diferentemente dos documentos microfilmados, os documentos eletrônicos são acessíveis somente por meio de combinações específicas de componentes de hardware, software, mídia e pessoal técnico, e a falta ou inadequação de qualquer um desses componentes compromete a sua preservação.
A microfilmagem e a digitalização são equivalentes no que se refere à longevidade da preservação, mas a microfilmagem apresenta a vantagem de facilitar a disponibilização das imagens.
A microfilmagem de documentos originais representa uma vantagem em relação à digitalização, pois, nesta última, os documentos são retirados de seu arranjo e acondicionamento e submetidos a manipulação e exposição a luminosidade intensa, o que contribui para sua degradação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:
I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.
II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.
III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.
IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de avaliação visa a definir, dentro do ciclo de vida documental, quais os prazos em que os documentos deverão ser preservados, quando deverão ser eliminados ou destinados ao arquivo permanente. Em Arquivística, a função de "avaliação" está intimamente ligada à elaboração e utilização da tabela de:
intencionalidade;
preservacionalidade;
prescricionalidade;
temporalidade;
legibilidade.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no que a legislação brasileira define acerca do acesso a documentos e informações, julgue os itens a seguir.
A lei determina que os órgãos públicos têm a obrigação de fornecer, a qualquer cidadão que solicitar, as informações contidas em documentos de arquivo que forem do interesse particular do solicitante ou que representem interesse geral da sociedade, excetuadas aquelas consideradas sigilosas, cujo sigilo foi estabelecido porque tais informações podem afetar a segurança da sociedade e do Estado ou violar a intimidade, a honra ou a imagem de pessoas.
Quanto ao arranjo e à descrição das séries, assinale a opção que corresponde a um instrumento de uso interno dos arquivistas.
Catálogos seletivos.
Listagens de recolhimento.
Índices
Inventários.
Guias.
O princípio da proveniência é a base teórica que rege todas as intervenções arquivísticas, devendo ser observado na organização dos arquivos:
intermediários e permanentes, apenas.
correntes, intermediários e permanentes.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Supondo que uma instituição efetue a digitalização de seu acervo e coloque os documentos disponíveis para busca em texto integral, assinale a opção correta.
Nesse caso, não é necessário realizar a descrição de conteúdo, pois a busca por palavras no texto garante a qualidade da recuperação da informação.
O processo de digitalização do acervo da instituição deve prever a produção de documentos eletrônicos tratados quanto aos aspectos de descrição física e de conteúdo.
A ausência de descrição física justifica-se nesse caso, pois as técnicas de descrição pouco evoluíram para possibilitar a catalogação dos documentos eletrônicos.
Os documentos eletrônicos devem ser disponibilizados para consulta somente depois de passar pela descrição física e de conteúdo, realizada por catalogadores e indexadores.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Na organização de um arquivo de instituição pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou fim, tem seus "assuntos" hierarquicamente estabelecidos de acordo com:
as espécies documentais produzidas pelo órgão.
as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
as normas internas do órgão.
a tipologia documental produzida pelo órgão.
a estrutura organizacional do órgão.
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