Questões de Arquivologia

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No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem. No tratamento da documentação, o gerenciamento eletrônico de documentos (GED) difere do SIGAD: a documentação é organizada a partir de, no primeiro, uma política temporal e sempre de maneira orgânica; e, no segundo, uma política arquivística e de maneira compartimentada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Jardim (2006), entende-se por políticas públicas arquivísticas:

  • A. a legislação arquivística - produzida pelo Estado e inserida nas agendas governamentais em nome do interesse social – que contempla os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística pública.
  • B. o Sistema Nacional de Arquivos - coordenado pelo Conselho Nacional de Arquivos e inserido nas agendas governamentais em nome do interesse social – que contempla os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística privada.
  • C. a legislação arquivística – formulada pelo Arquivo Nacional e inserida nas agendas governamentais em nome do interesse social – que contemplam os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística pública e privada.
  • D. o conjunto de valores políticos – coordenado pelo Município e inserido nas agendas das Prefeituras em nome do interesse nacional – que atua como parâmetro balizador à formulação e execução da informação arquivística pública.
  • E. o conjunto de premissas, decisões e ações - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais em nome do interesse social – que contemplam os diversos aspectos relativos à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística pública e privada.

O modo mais adequado de identificar este documento, levando em conta sua espécie e a função que lhe deu origem, é chamá-lo de

  • A. fita magnética.
  • B. gravação sonora.
  • C. fita cassete.
  • D. discurso de abertura.
  • E. cassete.

NÃO cabe ao serviço de protocolo de uma instituição

  • A. separar a correspondência oficial da particular e distribuí- la.
  • B. elaborar tabelas de temporalidade dos documentos.
  • C. apor carimbo nos documentos.
  • D. elaborar o resumo de cada documento.
  • E. anotar no documento o número e a data da primeira distribuição.

Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue os itens subsecutivos. Os requisitos estabelecidos pelo MoreqJUS são classificados em desejáveis, permitindo que o desenvolvedor estabeleça os requisitos obrigatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos básicos e princípios fundamentais de arquivologia. Acervo refere-se ao depósito de documentos, ou seja, o ato pelo qual esses documentos são colocados sob custódia de terceiros, sem que ocorra a transferência de posse.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem. Em um SIGAD, a transferência e a tramitação são eventos de gestão obrigatórios para processo/dossiê e documentos, podendo o metadado do documento ser registrado com o número do lote de transferência apenas no evento transferência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo que engloba o estudo de um manuscrito sob todos os ângulos concernentes à paleografia, seja por meio de aspectos gráficos, materiais ou complementares é a:

  • A. adição marginal.
  • B. anaspitografia.
  • C. análise paleográfica.
  • D. epigrafia.
  • E. papirologia.

O fato de os documentos de arquivo não serem criados com vistas à posteridade lhes confere, no âmbito da teoria arquivística, o atributo da

  • A. veracidade.
  • B. unicidade.
  • C. cumulatividade.
  • D. imparcialidade.
  • E. organicidade.

O ambiente em que ocorre a ação registrada no documento tem hoje contornos bastante alargados. Quando se trata das normas internas que regulam a produção, a tramitação, o uso e o arquivamento dos documentos da instituição, temos o chamado contexto

  • A. tecnológico.
  • B. de proveniência.
  • C. documental.
  • D. jurídico-administrativo.
  • E. de procedimentos.
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