Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O documento público é aquele exarado oficialmente por pessoa pública, no desempenho de suas funções. Podemos citar como exemplo de documento público:
Contrato de compra e venda.
Termo de doação.
Certidão de nascimento.
Testamento.
Edital.
Para arranjar e descrever um fundo arquivístico, é obrigatório que se conheçam as espécies documentais nele encontradas.
Identifique a espécie documental de um "documento emanado de funcionário de fé pública, no qual se transcreve algo já registrado em documento de assentamento, elaborado este segundo normas notariais ou jurídico-administrativas".
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à guarda e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem, com base nas regras de alfabetação para arquivamento de nomes.
Considere-se que Ricardo foi designado para organizar o arquivo iconográfico da instituição em que trabalha. Nessa situação, Ricardo deve recolher os filmes, as fitas VHS e os DVD e guardá-los na forma estabelecida pela instituição.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Pesquisando no acervo de sua instituição, o técnico de arquivo encontra um documento com fortes indícios de falsificação. Conclui, após análise junto à chefia, que se trata de um documento cuja autenticidade não se pode reconhecer. O técnico de Arquivo deparou-se então com uma espécie de documento:
apostilado;
assistemático;
apenso;
apócrifo;
alienado.
"Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso."
A definição acima refere-se a:
"Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou" é a definição técnica que caracteriza tipos de documentos como
boletim de freqüência e rendimento escolar, certidão de nascimento e óbito, declaração de imposto de renda, relatório de atividades etc.
livros, periódicos, CDs, microfilmes, arquivos de computador, fotografias, fitas magnéticas, folhetos, jornais, diapositivos etc.
registros audiovisuais, fonográficos ou sonoros, iconográficos, gráficos ou visuais, e textuais ou bibliográficos.
peças de interesse histórico para museus, manuscritos pessoais e coleções de história natural (herbários, jardins botânicos, jardins zoológicos etc.).
incunábulos, memorabilia, objetos, móveis, medalhas, roupas, sapatos, selos, manuscritos, alfarrábios etc.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A preocupação do homem com arquivos vem desde o momento em que ele passou a registrar em um suporte material as informações resultantes de suas atividades. A arquivística ganha importância e consistência a partir, principalmente, da 2.ª Guerra Mundial, com a chamada explosão da informação. Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem marco principal da diferença entre a arquivística e as outras ciências documentárias. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.
Independentemente da forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter múltiplo em função do contexto em que foram produzidos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
O inventário é o mais abrangente e o mais conhecido dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem acessível também ao grande público e não apenas restrita aos consulentes típicos de um arquivo permanente.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a
origem/proveniência, transmissão, fixação, autenticidade e datação.
autenticidade, datação, origem/proveniência, transmissão e fixação.
datação, origem/proveniência, fixação, transmissão e autenticidade.
autenticidade, fixação, transmissão, datação e origem/proveniência.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Louise Gagnon-Arguin apresentou uma classificação de categorias documentais capaz de fazer aproximar, sob cada uma de suas classes, os tipos documentais de forma mais estreita do que a classificação tradicional em normativos, testemunhais e informativos. A categoria intitulada documentos constitutivos inclui
aviso de convocação, ordem do dia, ata e resolução.
plano de negócios, plano estratégico, políticas, diretivas e organograma.
carta-patente, estatutos, regulamentos gerais e contrato social.
notificação, contrato de seguro, hipoteca e certificado de invenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...