Questões de Arquivologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o Arquivo Nacional, “avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos”. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como “o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos”. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos”. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como “análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções”.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.

A avaliação de documentos não fornece subsídios à fixação de prazos para guarda ou eliminação de documentos

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação de documentos é o processo de análise de documentos de arquivo que consiste na identificação de valores para os documentos (imediato e mediato, primário e secundário). Com base nesses valores e na análise do ciclo de vida dos documentos, torna-se possível estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, de forma a contribuir para a racionalização e o aumento da eficiência administrativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação de documentos de arquivo é tarefa que deve ser realizada por um grupo multidisciplinar de profissionais, a comissão de avaliação e destinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação gera alguns instrumentos. Um deles é a tabela de temporalidade, instrumento que determina prazos e condições de guarda, segundo os quais poderão ser realizados, ou não, a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

O termo destinação é utilizado no sentido de exclusão de documentos de um arquivo, decorrente do esgotamento dos prazos estabelecidos pelo processo de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público somente poderá ocorrer após concluído o processo de avaliação conduzido pelas respectivas comissões permanentes de avaliação, que são as responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade, e será efetivada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

Sendo um documento declarado de valor permanente, é automaticamente estabelecido que ele jamais poderá ser vendido, doado ou destruído.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos somente pode ocorrer acompanhada do sistemático registro dos documentos a serem eliminados, em documento interno denominado termo de eliminação de documentos, e da divulgação de tais registros por meio da publicação da listagem de eliminação de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.

A avaliação de documentos, entendida como o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, é uma das funções arquivísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que corresponde ao conceito de valor mediato.

  • A.

    Valor permanente.

  • B.

    Valor administrativo.

  • C.

    Valor técnico.

  • D.

    Valor legal.

  • E.

    Valor fiscal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...