Questões de Arquivologia do ano 2007

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No serviço público brasileiro, o ato pelo qual um documento recebido passa a constituir processo chama-se

  • a.

    etiquetagem.

  • b.

    apensação.

  • c.

    autenticação.

  • d.

    notificação.

  • e.

    autuação.

Ao classificar suas atividades rotineiras, uma instituição utiliza o seguinte esquema:

COMUNICAÇÕES

              Correios

               Internet

                Rádio

Telex

MATERIAL

        Aquisição

        Baixa

ORÇAMENTO

            Despesa

            Receita

PESSOAL

        Admissão

        Dispensa

        Férias

        Gratificações

        Licenças

 

Trata-se do método

  • a.

    enciclopédico.

  • b.

    dicionário.

  • c.

    unitermo.

  • d.

    duplex.

  • e.

    dígito-terminal.

De acordo com as regras de alfabetação, utilizadas em índices onomásticos,

  • a.

    Antônio de Almeida Júnior tem precedência sobre Antônio de Almeida Filho.

  • b.

    Companhia Construtora Alencar tem precedência sobre Álvaro Ramos & Companhia.

  • c.

    João Santa Cruz tem precedência sobre João Santo Amaro.

  • d.

    Antônio Rivadávia tem precedência sobre Luís Rio Verde.

  • e.

    Vicenta Cortés Alonso tem precedência sobre Ramón Alberch i Fugueras.

O valor mediato, quando atribuído aos documentos de arquivo, equivale ao valor

  • a.

    primário.

  • b.

    fiscal.

  • c.

    legal.

  • d.

    probatório.

  • e.

    secundário.

No processo de avaliação dos arquivos de organismos públicos, de qualquer poder ou esfera governamental,

  • a.

    eliminam-se os documentos correspondentes às atividades- meio, por serem comuns a todos os setores administrativos.

  • b.

    é preciso garantir a representatividade das instituições e do seu funcionamento ao longo do tempo.

  • c.

    o direito à informação prevalece sobre os demais direitos garantidos pela Constituição.

  • d.

    os prazos de vigência estabelecidos não podem ultrapassar o período-padrão de 5 (cinco) anos.

  • e.

    obedece-se à tabela de temporalidade do Conselho Nacional de Arquivos.

Para legitimar o processo de destruição de documentos de arquivo, recomenda-se a publicação prévia de

  • a.

    termo de encerramento.

  • b.

    plano de classificação.

  • c.

    tabela de equivalência.

  • d.

    edital de eliminação.

  • e.

    registro topográfico.

Uma instituição adota o método dígito-terminal para classificar os prontuários de seus servidores:

1) 001.299 - Hilary Jenkinson

2) 032.699 - Eugenio Casanova

3) 129.129 - T.R. Schellenberg

4) 159.544 - Luciana Duranti

5) 305.218 - Angelika Menne-Haritz

6) 306.818 - Bruno Delmas

7) 588.029 - Paola Carucci

8) 246.344 - Michel Duchein

A adequada ordenação de tais prontuários é:

  • A. 1, 2, 3, 4, 8, 5, 6, 7.
  • B. 5, 6, 7, 3, 8, 4, 1, 2.
  • C. 5, 6, 2, 1, 4, 8, 7, 3.
  • D. 7, 2, 6, 8, 4, 1, 5, 3.
  • E. 7, 2, 6, 8, 4, 5, 1, 3.

Para traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas na organização dos documentos, os arquivistas utilizam, em relação aos documentos de primeira e terceira idades, respectivamente,

  • A. a tabela de temporalidade e o plano de destinação.
  • B. a tabela de equivalência e o sistema de notação.
  • C. o fluxograma e o cronograma.
  • D. o plano de classificação e o quadro de arranjo.
  • E. o plano de armazenamento e o mapa topográfico.

Um programa de gestão deve garantir as cinco qualidades essenciais do documentos de arquivo:

  • A. organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade.
  • B. comutabilidade, indivisibilidade, organicidade, capilaridade e autenticidade.
  • C. autenticidade, complexidade, caducidade, organicidade e visibilidade.
  • D. condutividade, organicidade, autenticidade, compatibilidade e veracidade.
  • E. multiplicidade, organicidade, reprodutibilidade, autenticidade e associatividade.

Um plano de classificação, segundo as características da instituição a que se aplica, deve levar em conta sua estrutura organizacional, isto é, o conjunto de

  • A. encargos desenvolvidos para o desempenho de competências que lhe são próprias.
  • B. ações desempenhadas por autoridades e servidores no cumprimento das competências de cada órgão a que estão subordinados.
  • C. unidades administrativas ligadas por relações de hierarquia e coordenação.
  • D. encargos desenvolvidos para auxiliar e viabilizar o desempenho de competências que lhe são próprias.
  • E. atividades conferidas legalmente aos órgãos e suas unidades para cumprimento de objetivos específicos.
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