Questões de Arquivologia do ano 2012

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Com relação à gestão de documentos, julgue os próximos itens.

O inventário é utilizado para classificar os documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constitui nível de descrição arquivística

  • A.

    o grupo.

  • B.

    a série.

  • C.

    o tipo.

  • D.

    o bloco.

  • E.

    a classe.

O elemento de identificação cronológica disposto na norma brasileira de descrição arquivística que tem por referencial um calendário é denominado

  • A.

    data tópica.

  • B.

    data crônica.

  • C.

    data de acumulação.

  • D.

    data de produção.

  • E.

    data limite.

A norma brasileira de descrição arquivística compõe-se de vinte e oito elementos, sendo sete deles obrigatórios. Assinale a opção que apresenta um elemento considerado obrigatório.

  • A.

    incorporações

  • B.

    história administrativa

  • C.

    história arquivística

  • D.

    procedência

  • E.

    título

A função arquivística que se relaciona diretamente ao acesso a documentos é a função de

  • A.

    descrição.

  • B.

    avaliação.

  • C.

    preservação.

  • D.

    criação.

  • E.

    aquisição.

A descrição de documentos é possível graças a certos instrumentos de pesquisa, cujo exemplo mais genérico é o

  • A.

    guia.

  • B.

    catálogo.

  • C.

    repertório.

  • D.

    sumário.

  • E.

    inventário.

Instruções: Para responder às questões de números 32 e 33 considere a Resolução nº 67 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, de 30 de abril de 2010, que edita a tabela de temporalidade de documentos unificada da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

São de guarda permanente os processos de

  • A.

    reajuste salarial.

  • B.

    gratificação por tempo de serviço.

  • C.

    indenização por dano moral coletivo.

  • D.

    participação nos lucros ou resultados.

  • E.

    abandono de emprego.

A característica que distingue o guia dos demais instrumentos de pesquisa é o fato de a descrição recair sobre

  • A.

    o documento.

  • B.

    o fundo.

  • C.

    o acervo.

  • D.

    a prateleira.

  • E.

    a informação.

Por tomar como objeto a série, o inventário, na opinião de Heloísa Bellotto, dispensa

  • A.

    o registro da notação.

  • B.

    a indicação de datas-baliza.

  • C.

    a quantificação de unidades documentais.

  • D.

    a elaboração de índices.

  • E.

    as observações sobre arranjo.

Em um trabalho pioneiro sobre instrumentos de pesquisa, publicado em 1976 pela revista Arquivo & Administração, Maria Amélia Porto Miguéis menciona o livro de Flávio Guerra – Alguns documentos de arquivos portugueses de interesse para a história de Pernambuco: Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino – como exemplo de

  • A.

    catálogo.

  • B.

    repertório.

  • C.

    inventário.

  • D.

    guia.

  • E.

    guia de fontes.

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