Questões de Arquivologia do ano 2012

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Recentemente, a imprensa divulgou notícia sobre as obras de reforma da sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Sobre esse assunto, leia as afirmações a seguir.

I. Um projeto de construção ou reforma bem elaborado permitirá que pequenas intervenções resultem em um bom desempenho do edifício que abrigará o arquivo ou o acervo de uma instituição.

II. Condições satisfatórias de climatização devem ser objetivos do projeto de reforma do edifício, a partir da análise de diversos fatores combinados, da verba e do prazo de execução da obra.

III. Tanto nas novas construções como na adaptação das existentes, maiores despesas iniciais justificam-se pela economia que ocorrerá na futura manutenção do edifício e na conservação do acervo.

IV. Juntamente com equipamentos de controle e monitoramento ambiental, dispositivos de detecção de incêndios possibilitam intervenções antecipadas, evitando os danos causados pelo fogo, pelo calor, pela fumaça, por gases tóxicos e pela ação inadequada no combate a um incêndio, tanto no período da reforma, quanto após a inauguração e uso do edifício.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O esquema preestabelecido para armazenamento, ordenação e classificação de documentos é denominado Plano de

  • A. armazenamento.
  • B. arquivamento.
  • C. classificação.
  • D. destinação.
  • E. segurança.

O proprietário ou detentor de arquivo privado declarado de interesse público e social que, por qualquer motivo, realizar a transferência do local de guarda do arquivo ou de quaisquer de seus documentos, dentro do território nacional, deverá comunicar previamente o

  • A. Arquivo Nacional.
  • B. Ministério da Justiça.
  • C. Gabinete do Ministro da Casa Civil da Presidência da República.
  • D. Conselho Nacional de Arquivos.
  • E. Sistema Nacional de Arquivos.

As instituições arquivísticas brasileiras, salvo exceções, não possuem dotação de verba suficiente para a realização de atividades como conservação e restauro, reformatação de acervo para pesquisa e, até mesmo, pequenas reformas de suas instalações físicas. Com a finalidade de minimizar essa carência, agências de fomento estaduais, como a Fundação para o Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), criaram programas de auxílio direcionados a essas instituições, como por exemplo o

  • A. auxílio à pesquisa regular.
  • B. auxílio à pesquisa temático.
  • C. programa de pesquisa em políticas públicas.
  • D. auxílio a reparo de equipamentos.
  • E. auxílio para publicação de trabalhos.

Em uma instituição pública federal, o setor responsável por receber, classificar, registrar e movimentar os documentos denomina-se

  • A. Protocolo.
  • B. Aquisição e Controle.
  • C. Registro Documental.
  • D. Comunicação e Arquivo.
  • E. Entrada e saída de documentos.

Na organização dos documentos, classificam-se como “correspondência”

  • A. processo de admissão de servidor e carteira de vacinação.
  • B. folha de pagamento e fichas de dados pessoais.
  • C. ofício de apresentação e memorando.
  • D. filmes da aula inaugural e lista de presença dos convidados.
  • E. ata de reunião e fotografias da solenidade de recepção dos novos servidores.

O Setor de Arquivos de um determinado órgão federal desenvolve um programa de divulgação das informações contidas nos documentos sob os seus cuidados. Para isso, utiliza dois dos quatro instrumentos básicos. Indique-os.

  • A. Inventário e Catálogo.
  • B. Livro de Protocolo e Guia.
  • C. Repertório e Livro de Tombo.
  • D. Instrumentos de Pesquisa e Índice.
  • E. Instrumentos de Arquivo e Internet.

Para o desempenho eficaz e eficiente das atividades no setor responsável pela documentação institucional, são necessários recursos materiais de arquivos adequados. Dentre os tipos citados abaixo, são materiais de consumo e permanentes, respectivamente,

  • A. arquivo, armário, guia divisória e ficha, pastas, fichário horizontal.
  • B. estante, fichário vertical, armário e pastas, fichas, tiras de inserção.
  • C. fichário horizontal, ficha, pastas e fichário vertical, arquivo, estante.
  • D. ficha, fichário horizontal, arquivo e guia divisória, pastas, tiras de inserção.
  • E. ficha, guia divisória, tiras de inserção e estante, fichário vertical, armário.

São considerados métodos básicos de arquivamento da documentação:

  • A. alfabético, de local, simples e numérico.
  • B. simples, alfabético, de número e geográfico.
  • C. de nome, de lugar, de número e de assunto.
  • D. geográfico, simples, de nomes e cronológico.
  • E. alfabético, geográfico, numérico e de assunto.

Em se tratando das responsabilidades do servidor, no que refere ao tratamento da documentação, o Regime Jurídico proíbe

  • A. colaborar com as requisições para a defesa da Fazenda Pública, quando fizer solicitações de documentos necessários à defesa de direitos.
  • B. atender com presteza à emissão de certidões requeridas dentro do prazo previsto na legislação.
  • C. opor resistência, sem motivos, ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.
  • D. prestar atendimento ao público em geral, fornecendo as informações requeridas, exceto as protegidas por sigilo.
  • E. retirar, com prévia autorização da autoridade competente, documento ou objeto da repartição.
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