Questões sobre Avaliação de documentos

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Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a

  • A.

    avaliação.

  • B.

    codificação.

  • C.

    classificação.

  • D.

    descrição.

  • E.

    indexação.

No processo de avaliação, o instrumento que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se

  • A.

    quadro de arranjo.

  • B.

    organograma.

  • C.

    princípio da proveniência.

  • D.

    tabela de temporalidade.

  • E.

    teoria das três idades.

No processo de avaliação de documentos de arquivo, constitui instrumento de destinação

  • A.

    a tabela de temporalidade.

  • B.

    o termo de eliminação.

  • C.

    o quadro de arranjo.

  • D.

    a lista de descarte.

  • E.

    o guia de fontes.

A descrição é uma função arquivística que Luis Carlos Lopes considerou como parte do “coração das práticas arquivísticas”. A base para o trabalho de descrição é a função

  • A.

    difusão.

  • B.

    classificação.

  • C.

    criação.

  • D.

    aquisição.

  • E.

    avaliação.

As massas documentais acumuladas são comuns nas organizações públicas brasileiras. Uma das primeiras intervenções arquivísticas é feita a partir da função avaliação. Nesse caso, o instrumento de avaliação a ser utilizado na massa documental acumulada é o

  • A.

    quadro de arranjo.

  • B.

    plano de classificação.

  • C.

    tabela de temporalidade.

  • D.

    plano de destinação.

  • E.

    plano de prevenção.

No processo de avaliação, é importante considerar a condição sob a qual os direitos assegurados pelos documentos têm seus prazos de aquisição ou perda extintos. O termo jurídico que exprime tal condição é

  • A.

    alienação.

  • B.

    preempção.

  • C.

    prescrição.

  • D.

    sub-rogação.

  • E.

    consignação.

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Alguns autores recomendam o estabelecimento de um prazo precaucional de retenção dos documentos antes de sua destinação final, aplicável aos arquivos permanentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Embora o objetivo da avaliação de documentos seja, prioritariamente, a preservação da memória da instituição, essa função prevê a seleção de documentos a partir dos seus valores primários e secundários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Dada sua complexidade, o processo de avaliação pode ser orientado por critérios temáticos, que sintetizam as funções que originaram os documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Parte dos documentos classificados, de acordo com a tabela de temporalidade, como de valor histórico pode ser eliminada após processo de amostragem, por meio do qual se elege um subconjunto representativo desses documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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