Questões sobre Avaliação de documentos

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Acerca da comissão permanente de avaliação de documentos e da avaliação de documentos para arquivo ou eliminação, julgue os itens a seguir.

Os instrumentos de pesquisa devem ser elaborados pela comissão permanente de avaliação de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comissão permanente de avaliação de documentos e da avaliação de documentos para arquivo ou eliminação, julgue os itens a seguir.

A amostragem documental é uma técnica utilizada nos conjuntos documentais definidos para eliminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comissão permanente de avaliação de documentos e da avaliação de documentos para arquivo ou eliminação, julgue os itens a seguir.

Os valores primário e secundário definem as idades corrente, intermediária e permanente de documentos, constituindo-se, assim, em importantes conceitos no processo de avaliação de documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comissão permanente de avaliação de documentos e da avaliação de documentos para arquivo ou eliminação, julgue os itens a seguir.

Uma das atribuições da comissão permanente de avaliação de documentos é a definição dos conjuntos documentais a serem avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.

O prazo prescricional coincide com o tempo de guarda do documento no arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na eventualidade da comissão setorial de avaliação documental da Terracap precisar de orientação para o desenvolvimento de suas atividades, ela será dada pelo(a)

  • A. Comissão Central de Arquivos.
  • B. Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
  • C. Secretaria de Gestão Administrativa.
  • D. Arquivo Nacional.
  • E. Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo.

O valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é o valor

  • A.

    informativo.

  • B.

    legal.

  • C.

    fiscal.

  • D.

    permanente.

  • E.

    primário.

A avaliação de documentos é uma das atividades mais complexas dos arquivos, considerando os aspectos subjetivos que a perpassam. Todavia, alguns estudiosos indicam critérios para orientá-la. Entre os parâmetros de classificação encontrados na literatura, pode-se considerar a distinção entre valores

  • A.

    primários e administrativos.

  • B.

    probatórios e informativos.

  • C.

    probatórios e secundários.

  • D.

    secundários e informativos.

  • E.

    probatórios e secundários.

 

Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

O tipo de diagnóstico que deve ser utilizado para avaliar a situação arquivística de órgãos públicos, tal como a Universidade de Brasília, é o do tipo minimalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos arquivos correntes, intermediários e a avaliação dos documentos, julgue os itens subsequentes.

avaliação de documentos de arquivo tem como objetivo a preservação definitiva dos documentos com valor legal ou fiscal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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