Questões sobre Avaliação de documentos

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Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de documentos faz parte da fase de utilização e conservação do programa de gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de descrição e avaliação arquivística, julgue os itens a seguir.

A avaliação, a seleção e a eliminação de documentos são registradas nos níveis gerais da descrição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de descrição e avaliação arquivística, julgue os itens a seguir.

A entidade responsável pela custódia e pelo acesso a um acervo é a entidade produtora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabe-se que a avaliação constitui uma etapa da gestão de documentos. Entende-se por avaliação o(a)

  • A. sequência de operações que visa distribuir em classes os documentos de um arquivo.
  • B. conjunto de procedimentos que visa à identificação documental e a elaboração de instrumentos de pesquisa.
  • C. processo relacionado à análise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinação em conformidade com os valores que lhes forem atribuídos.
  • D. conjunto de processos desenvolvidos por uma instituição para a atuação de suas competências específicas.

A Teoria das Três Idades, no conjunto das atividades que fundamentam os diferentes afazeres da Arquivologia, se constitui num referencial fundamental para o(a)

  • A. metodologia de organização.
  • B. avaliação dos documentos.
  • C. arranjo dos fundos.
  • D. conservação preventiva.

É resultado da avaliação de cada série documental constante do Plano de Classificação de uma instituição:

  • A. a definição da destinação final dos documentos.
  • B. o levantamento das funções da instituição.
  • C. o levantamento das subfunções da instituição.
  • D. a identificação das atividades desenvolvidas pela instituição.
  • E. a organização lógica dos documentos produzidos e acumulados.

Avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos das instituições. É o ato de se criar:

  • A. o avaliação institucional.
  • B. o protocolo institucional.
  • C. a tabela de temporalidade.
  • D. o planejamento estratégico.
  • E. o plano de fundos da organização.

A função arquivística que se fundamenta na teoria ou no conceito das três idades documentais é a da

  • A.

    classificação.

  • B.

    aquisição.

  • C.

    criação.

  • D.

    avaliação.

  • E.

    difusão.

Assinale a opção em que é indicado o órgão responsável pela realização do processo de avaliação dos documentos produzidos e(ou) recebidos pelos órgãos do Poder Judiciário.

  • A.

    Câmara Técnica de Avaliação do Conselho Nacional de Arquivos

  • B.

    Comissão Permanente de Avaliação de Documentos

  • C.

    Órgão Seccional

  • D.

    Comissão de Especialistas

  • E.

    Comissão do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo SIGA

Aos documentos aplicam-se critérios de avaliação para identificar seus valores primários e secundários. O valor primário pode ser:

  • A.

    Ativo, neutro e passivo.

  • B.

    Conceitual, real e virtual.

  • C.

    Palpável, palatável e olfativo.

  • D.

    Interessante, mediano e superado.

  • E.

    Administrativo, legal ou jurídico e fiscal.

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