Lista completa de Questões sobre Conceitos Fundamentais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A qualidade pela qual um documento permite conhecer seres, coisas, fatos e fenômenos configura seu valor
informativo.
jurídico.
administrativo.
fiscal.
legal.
São sigilosos os documentos originários das sessões secretas da Câmara dos Deputados que, de acordo com suas normas regimentais, deliberarem sobre
salários e jetons de deputados, senadores e ministros.
declaração de guerra e fixação de efetivos militares.
ações de inclusão social e serviço nacional de informações.
proteção aos indígenas e combate ao preconceito.
violação de direitos humanos e crimes contra o meio ambiente.
A arquivologia baseia-se, entre outros, no princípio da
pertinência, pelo qual os documentos refletem a estrutura, as funções e as atividades da instituição acumuladora.
reversibilidade, pelo qual os documentos detêm, simultaneamente, valores primários e secundários.
divisibilidade, pelo qual os documentos permanecem íntegros e autênticos mesmo quando alienados, dispersos ou mutilados.
multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos.
cumulatividade, pelo qual os documentos se sedimentam de forma progressiva, natural e orgânica.
O respeito à ordem original significa que deve-se manter, na organização dos arquivos permanentes,
a ordenação adotada no órgão de origem, independentemente de sua funcionalidade.
a lógica inerente aos diferentes contextos de produção e acumulação de documentos.
a disposição temática dos documentos, segundo um critério de pertinência.
os princípios hierárquicos da estrutura organizacional da instituição.
os invólucros e o sistema de notação utilizados na fase corrente.
A quantificação final dos documentos textuais em suportepapel, nos depósitos com grandes massas acumuladas, é expressa, via de regra, por meio de
toneladas.
quilos.
caixas-arquivo.
metros lineares.
metros cúbicos.
Na caracterização dos documentos de arquivo, o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo determina
o gênero.
o formato.
a forma.
a vigência.
o suporte.
Entende-se por domicílio legal a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Nesse sentido, um arquivo público municipal é o destinatário, por excelência, dos documentos
da Igreja Matriz.
da Santa Casa de Misericórdia.
do Fórum.
do Cartório de Registro Civil.
da Prefeitura.
Um arquivo municipal detém a custódia de documentos produzidos na cidade pelo Poder Judiciário que ali funcionou ou funciona, por expressa delegação de seus órgãos competentes. O preceito jurisdicional aplicado, nesse caso, é o da
territorialidade.
organicidade.
compatibilidade.
transversalidade.
proveniência.
A desclassificação ocorre quando um documento é
liberado de restrições de acesso.
colocado na pasta "Diversos" ou "Miscelânea".
misturado a outros, durante o arranjo.
ordenado por assunto.
destinado a descarte, no processo de avaliação.
Na organização dos documentos de arquivo, constitui medida coerente com o princípio da proveniência levar em conta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...