Lista completa de Questões sobre Conceitos Fundamentais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As instituições e organismos dependentes de uma administração superior constituem fundos de arquivo próprios ou fazem parte integrante da entidade a que se subordinam? Para responder a essa pergunta, o arquivista francês Michel Duchein diz haver duas posições distintas: a maximalista, que define o fundo pelo mais alto nível; e a minimalista, que o reduz à menor unidade funcional possível. Estabelece, no entanto, alguns critérios que nos ajudam a caracterizá-lo, como, por exemplo,
Considera-se fechado o fundo
É possível associar os documentos de arquivo a determinadas áreas de ação ou procedimentos, no âmbito de uma instituição pública ou privada. Nesse sentido, são documentos
Para evitar a alienação de bens patrimoniais de seu interesse, o Estado tem precedência na compra de documentos submetidos a venda pública, mediante a aplicação do direito de
De acordo com as Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo (Conselho Nacional de Arquivos, 2005), podem ser colocados juntos, na mesma área de depósito,
Ao conjunto das propriedades materiais dos suportes que permitem a guarda indefinida dos documentos, sob determinadas condições de controle, dá-se o nome de
Carta, ata, relatório, edital, e decreto são definidos segundo uma certa categorização de documentos arquivísticos. Assinale a definição que melhor conceitua essa categorização:
Julgue a seguintes proposições subsequentes, marcando V se verdadeiro e F se falso:
( ) Princípio de Territorialidade, quer dizer que os arquivos públicos, próprios, de um território, seguem o destino deste último.
( ) O processo avaliatório sempre é feito documento por documento.
( ) O Fundo abarca papéis gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas, necessários à criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividade que justifiquem a sua existência.
( ) Fundo é o mesmo que coleção.
( ) Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, consistituindo uma unidade distinta.
Um arquivista, ao aplicar o princípio da ordem original para identificar e tratar tecnicamente um conjunto de documentos, deve respeitar:
o arranjo interno dos papéis, atribuídos no órgão de origem no momento de seu primeiro arquivamento.
a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
a estrutura administrativa de origem dos documentos.
o fluxo documental que determinou a produção dos documentos.
De acordo com a natureza da entidade produtora, os arquivos classificam-se em:
textuais, cartográficos, iconográficos e sonoros.
textuais e especiais.
públicos e privados.
correntes, intermediário e permanente.
privado, público, textuais e especiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...