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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
No planejamento de um programa de gestão arquivística, é fundamental
proceder ao descarte dos documentos desprovidos de valor jurídico e histórico.
desenvolver ações de micrografia, com vistas à redução da massa documental acumulada.
elaborar inventário dos documentos autuados, de modo a permitir seu uso por consulentes internos e externos.
definir os metadados a serem atribuídos aos documentos ao longo do seu ciclo de vida.
levantar os possíveis significados da documentação para a comunidade de pesquisadores.
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Considere:
As definições acima representam o que os autores, mencionados entre parênteses, entendem porbase de dados.
nformática.
comunicação.
documento.
informação.
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De acordo com a chamada estratégia documentária, defendida pela arquivista norte-americana Helen Samuels, a avaliação deve levar em conta, primordialmente,
os interesses dos historiadores.
as funções essenciais da instituição.
as atividades-meio ou facilitativas.
os direitos dos cidadãos.
a massa acumulada.
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O instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte dos documentos de arquivo é
a tabela de temporalidade.
a ficha de controle de eliminação.
o manual de avaliação.
o plano de retenção.
a tabela de equivalência.
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A maioria dos autores reconhece não haver, no arquivo intermediário, utilização secundária que justifique a elaboração de instrumentos de pesquisa. Em seu lugar, entre outros meios de busca, os arquivistas se valem de
vocabulários controlados.
relações de transferência.
inventários sumários.
guias de fontes.
catálogos seletivos.
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Quando, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, os arquivos de uma mesma esfera governamental ou de uma mesma instituição, pública ou privada, funcionam de modo articulado na consecução de objetivos técnicos comuns, segundo padrões emanados de unidade central normativa, tem-se
um núcleo gestor de informação.
uma gerência informacional.
uma confederação arquivística.
um consórcio arquivístico.
um sistema de arquivos.
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A implantação de sistema automatizado de protocolo no âmbito de uma instituição pressupõe a elaboração de planos de
classificação de documentos.
armazenamento descontínuo.
redação de verbetes descritivos.
conservação preventiva.
microfilmagem de referência.
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Nas áreas de armazenamento de documentos de arquivo, deve-se
diminuir a estanqueidade das paredes externas.
agrupar documentos de gêneros diferentes.
prever condições estruturais de resistência a cargas.
evitar os invólucros de papel alcalino.
colocar os documentos mais pesados no chão.
Observe abaixo um esquema de método de arquivamento:
Podemos afirmar que se trata do método:
numérico cronológico;
numérico dígito-terminal;
ideográfico numérico duplex;
numérico simples;
ideográfico numérico decimal.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos fundamentais de arquivo.
Os arquivos setoriais têm o mesmo papel dos arquivos intermediários, visto que recebem documentos provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma organização.
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