Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Entre os métodos de arquivamento, o alfabético é o mais simples, pois considera como elemento principal o nome. O arquivamento de pastas por nomes obedece a regras de alfabetação. A respeito dessas regras de alfabetação, julgue os itens seguintes.

Em pastas de pessoas físicas, os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo ou São não devem ser separados. O nome Antônio São Jorge, por exemplo, deve ser referido como São Jorge, Antônio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de acesso a documentos de arquivo, julgue os próximos itens.

Os documentos considerados sigilosos devem ser abertos no protocolo, registrados nos sistemas de controle e, em seguida, distribuídos aos destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de acesso a documentos de arquivo, julgue os próximos itens.

O acesso a documentos mantidos no arquivo intermediário é restrito aos acumuladores ou aos que tenham autorização concedida por quem produziu ou recebeu o documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito de uma instituição arquivística, o histórico do órgão produtor, o levantamento de suas atividades, a análise da situação do acervo (dimensões, organização, estado de conservação) e dos recursos materiais e humanos disponíveis configuram o chamado

  • A.

    guia de fundos.

  • B.

    inventário topográfico.

  • C.

    cadastro patrimonial.

  • D.

    diagnóstico.

  • E.

    memorial.

De acordo com critério baseado na responsabilidade, os documentos de primeira idade ficam sob a custódia

  • A.

    do arquivo intermediário.

  • B.

    do arquivo permanente.

  • C.

    de empresa de guarda terceirizada.

  • D.

    de um centro de documentação.

  • E.

    do órgão produtor.

À sequência de diligências e ações prescritas para o curso do documento, desde o momento da produção ou recepção até a solução ou o cumprimento de sua função administrativa, dá-se o nome de

  • A.

    fluxo.

  • B.

    tradição.

  • C.

    tramitação.

  • D.

    comunicação.

  • E.

    percurso.

A condição sob a qual se extinguem prazos para aquisição ou perda de direitos contidos nos documentos, sendo por isso mesmo importante para a demarcação de sua vigência, é a

  • A.

    precaução.

  • B.

    prescrição.

  • C.

    prevenção.

  • D.

    procrastinação.

  • E.

    prolação.

O original deste documento pertence ao arquivo

  • A.

    da Prefeitura Municipal de Maceió.

  • B.

    da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

  • C.

    pessoal de João da Silva.

  • D.

    do Ministério Público do Estado de Alagoas.

  • E.

    do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região.

Além da lista alfabética das denominações adotadas, o vocabulário controlado − instrumento que auxilia o arquivista na elaboração e aplicação de planos de classificação de documentos − contém as diferentes atividades ordenadas pelas funções ou pela estrutura do órgão produtor. Tal componente do vocabulário controlado é conhecido como parte

  • A.

    codificada.

  • B.

    categorizada.

  • C.

    aberta.

  • D.

    fechada.

  • E.

    etimológica.

Observando critérios de preservação ambiental, a eliminação de documentos deverá ser feita, preferencialmente, por meio de

  • A.

    fragmentação mecânica.

  • B.

    fumigação a vácuo.

  • C.

    dissolução química.

  • D.

    congelamento.

  • E.

    combustão.

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