Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A correspondência entre diferentes notações dos mesmos documentos é feita por meio

  • A.

    do quadro de arranjo.

  • B.

    do termo de eliminação.

  • C.

    da relação de comparação.

  • D.

    da tabela de equivalência.

  • E.

    do registro de autoridade.

Na organização do arquivo de uma instituição existem várias etapas do trabalho entre elas está o Levantamento de dados. Assinale a única opção que PERTENCE a essa etapa.

  • A.

    Analisar objetivamente a real situação dos serviços de arquivo e fazer um diagnóstico para formular e propor as alterações.

  • B.

    Formulação de um plano arquivístico que tenha em conta tanto as disposições legais quanto as necessidades da instituição a que pretende servir.

  • C.

    Exame do estatuto, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos constitutivos da instituição.

  • D.

    Escolher métodos de arquivamento adequados, equipamentos e instalações.

  • E.

    Decisão sobre a centralização ou descentralização do arquivo.

O fato de a Justiça do Trabalho ter sido, na origem, instituição do Poder Executivo (pois só passou a integrar o Poder Judiciário pela Constituição de 1946) sinaliza, para os profissionais encarregados de identificar os documentos acumulados no exercício de suas competências, um problema de

  • A.

    direito de preempção.

  • B.

    imprescritibilidade.

  • C.

    jurisdição arquivística.

  • D.

    confidencialidade.

  • E.

    classificação de segurança.

“É o instrumento utilizado para a validação dos documentos de arquivo, definindo a transferência e recolhimento dos arquivos”, essa atividade é essencial para a gestão de documentos. Estamos nos referindo a: Marque a questão CORRETA.

  • A.

    Tabela de Controle dos Documentos (TCD).

  • B.

    Tabela de Avaliação dos Documentos (TAD).

  • C.

    Levantamento de Transferência dos Documentos (LTD).

  • D.

    Levantamento da Produção Documental (LPD).

  • E.

    Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD).

A maceração corresponde à eliminação de documentos por

  • A.

    fragmentação mecânica.

  • B.

    imersão em líquido.

  • C.

    sucção.

  • D.

    laminação.

  • E.

    combustão.

“São o conjunto de documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e Municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias”. O conceito acima se refere a: Marque a opção CORRETA.

  • A.

    Arquivo nacional.

  • B.

    Arquivo privado.

  • C.

    Arquivo administrativo.

  • D.

    Arquivo público.

  • E.

    Arquivos políticos.

Dentre os serviços que o Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região oferece por meio de seu site, no âmbito da gestão de documentos e informações, destaca-se o de Jurisprudência, cujos parâmetros de pesquisa são: texto, relator, redator, data de julgamento, data de publicação e órgão julgador. Nesse último quesito, figuram como opções

  • A.

    Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal Superior do Trabalho.

  • B.

    Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Alçada, Tribunal de Justiça.

  • C.

    Tribunal Pleno, 2a Turma e 1a Turma.

  • D.

    Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Alçada.

  • E.

    Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, 2a Vara e 1a Vara.

De acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de 1o e 2o Graus, são de guarda permanente, entre outros, os processos de

  • A.

    exceção de impedimento, execução de título extrajudicial e restauração de autos.

  • B.

    embargos à adjudicação, agravo regimental e recurso de multa.

  • C.

    conflito de competência, habeas data e dissídio coletivo.

  • D.

    execução de termo de ajuste de conduta, embargos à arrematação e reintegração de posse.

  • E.

    exceção de incompetência, homologação de transação extrajudicial e consignação em pagamento.

O período durante o qual os documentos permanecem no arquivo corrente ou no arquivo intermediário, de acordo com a tabela de temporalidade, constitui o chamado prazo de

  • A.

    prescrição.

  • B.

    recolhimento.

  • C.

    transferência.

  • D.

    retenção.

  • E.

    destinação.

Se entendermos a classificação como a ação intelectual de construir esquemas para agrupar os documentos a partir de princípios estabelecidos, como afirma Renato Tarciso Barbosa de Souza, o processo de ordenação é, por sua vez,

  • A.

    a ação física de colocar os documentos em pastas ou caixas nas estantes, de acordo com suas dimensões e formatos.

  • B.

    a guarda de documentos em mobiliário que lhes é reservado nas áreas em que se dividem os depósitos.

  • C.

    o mapeamento das unidades de arquivamento, para fins de controle topográfico da documentação.

  • D.

    o levantamento das unidades de descrição, com a perspectiva de elaboração de instrumentos de pesquisa.

  • E.

    o modo como se dispõem os tipos documentais dentro das divisões estabelecidas no esquema de classificação.

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