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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Com relação à avaliação de documentos, analise os seguintes itens:
I. Os valores secundários envolvem direitos e deveres do cidadão para com o Estado.
II. O valor fiscal é inerente aos documentos necessários à consecução das atividades correntes do órgão.
III. O valor legal é atribuído a documentos necessários para comprovação de operações financeiras.
IV. O valor probatório corresponde ao valor informativo e ambos correspondem aos interesses que o documento apresenta para o órgão produtor.
A quantidade de itens corretos é igual a:
0
1
2
3
4
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta com relação aos arquivos intermediários.
Os documentos mantidos no arquivo intermediário possuem, necessariamente, valor fiscal ou legal.
Os documentos do arquivo intermediário pertencem à unidade que tem por atribuição o gerenciamento do arquivo intermediário.
São formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos.
A economia na gestão dos arquivos justifica a descentralização do arquivo intermediário.
A passagem pelo arquivo intermediário indica que o documento vai ter como destinação final a eliminação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento documental em arquivos correntes.
O código de classificação é um instrumento utilizado nos órgãos federais para agrupar os documentos de arquivo em classes e subclasses, segundo as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Também são identificados espécies e tipos documentais, que são chamados de assuntos e recebem códigos numéricos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Com relação às vantagens do arquivamento intermediário, analise os itens a seguir:
I. Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.
II. Faculta, a todos os interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda.
III. Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído.
IV. Evita o recolhimento de documentos destituídos de valor primário.
A quantidade de itens corretos é igual a:
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4
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da tabela de temporalidade de documentos, assinale a opção correta.
Ela pode ser constituída apenas da identificação dos conjuntos documentais e da destinação final.
É o instrumento utilizado também em massas documentais acumuladas.
Os prazos nas fases corrente e intermediária são sempre expressos em anos.
É adequado definir os prazos de guarda dos documentos, independentemente da classificação desses documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
São conhecidas as dificuldades que precedem a identificação de um fundo de arquivo. No entanto, na literatura da área, encontramos alguns parâmetros para identificar se os documentos de um órgão podem constituir um fundo. Assinale o parâmetro que não é utilizado com essa finalidade.
Ter atribuições precisas, estabelecidas por lei.
Ter organização interna fixa.
Ter unidade de arquivo estabelecida.
Ter um chefe com poder de decisão, em sua área de ação.
Ter subordinação conhecida firmada por lei.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao acondicionamento de documentos, assinale a opção correta.
Considerando a relação custo-benefício, recomenda-se guardar os documentos em caixas, pastas e envelopes comuns.
Adicionamento é a sequência de operações intelectuais e físicas que corresponde à guarda ordenada de documentos.
O mobiliário do arquivo deve ser confeccionado e posicionado segundo as normas relativas à qualidade e resistência das peças e as normas de segurança no trabalho, além de proteger contra danos físicos ou químicos e permitir o acesso fácil e seguro aos documentos.
Ao acondicionar documentos de grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, deve-se dobrá-los cuidadosamente, segundo as medidas da embalagem, para evitar que partes do documento saiam do invólucro e sejam danificadas.
Registros magnéticos devem ser armazenados em móveis especiais de madeira, porque o mobiliário de aço atrai campos magnéticos que podem causar a perda dos dados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:
I - proveniência
II - história da entidade
III - origens funcionais
IV - conteúdo
V - tipos de material
Ele observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:
I e II
I e III
II e III
III e IV
IV e V
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A organização de documentos em arquivos pode obe- decer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico.
A esse respeito, nas correspondências trocadas com ou- tros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes:
1 - José de Oliveira – Lisboa
2 - Maria Albuquerque – Coimbra
3 - Manoel Ferreira – Aveiros
4 - Augusto Silveira – Porto
Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:
1 , 2 , 3 , 4
1 , 3 , 2 , 4
2 , 3 , 1 , 4
3 , 1 , 2 , 4
3 , 2 , 1 , 4
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Segundo PAES (2004), o arquivamento de nomes obedece a treze regras chamadas de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes orientais, como:
1 - Lin Yin
2 - Al Ben Hur
3 - Chan Chen Xitong
4 - Mao Tse-Tung
A ordenação correta é:
1 , 2 , 3 , 4
2 , 3 , 1 , 4
2 , 3 , 4 , 1
3 , 2 , 1 , 4
4 , 1 , 3 , 2
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