Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Com relação à avaliação de documentos, analise os seguintes itens:

I. Os valores secundários envolvem direitos e deveres do cidadão para com o Estado.

II. O valor fiscal é inerente aos documentos necessários à consecução das atividades correntes do órgão.

III. O valor legal é atribuído a documentos necessários para comprovação de operações financeiras.

IV. O valor probatório corresponde ao valor informativo e ambos correspondem aos interesses que o documento apresenta para o órgão produtor.

A quantidade de itens corretos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Assinale a opção correta com relação aos arquivos intermediários.

  • A.

    Os documentos mantidos no arquivo intermediário possuem, necessariamente, valor fiscal ou legal.

  • B.

    Os documentos do arquivo intermediário pertencem à unidade que tem por atribuição o gerenciamento do arquivo intermediário.

  • C.

    São formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos.

  • D.

    A economia na gestão dos arquivos justifica a descentralização do arquivo intermediário.

  • E.

    A passagem pelo arquivo intermediário indica que o documento vai ter como destinação final a eliminação.

Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento documental em arquivos correntes.

O código de classificação é um instrumento utilizado nos órgãos federais para agrupar os documentos de arquivo em classes e subclasses, segundo as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Também são identificados espécies e tipos documentais, que são chamados de assuntos e recebem códigos numéricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às vantagens do arquivamento intermediário, analise os itens a seguir:

I. Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.

II. Faculta, a todos os interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda.

III. Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído.

IV. Evita o recolhimento de documentos destituídos de valor primário.

A quantidade de itens corretos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Acerca da tabela de temporalidade de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Ela pode ser constituída apenas da identificação dos conjuntos documentais e da destinação final.

  • B.

    É o instrumento utilizado também em massas documentais acumuladas.

  • C. Ela parte das unidades de classificação, para definir os prazos de guarda e a destinação final dos conjuntos documentais.
  • D.

    Os prazos nas fases corrente e intermediária são sempre expressos em anos.

  • E.

    É adequado definir os prazos de guarda dos documentos, independentemente da classificação desses documentos.

São conhecidas as dificuldades que precedem a identificação de um fundo de arquivo. No entanto, na literatura da área, encontramos alguns parâmetros para identificar se os documentos de um órgão podem constituir um fundo. Assinale o parâmetro que não é utilizado com essa finalidade.

  • A.

    Ter atribuições precisas, estabelecidas por lei.

  • B.

    Ter organização interna fixa.

  • C.

    Ter unidade de arquivo estabelecida.

  • D.

    Ter um chefe com poder de decisão, em sua área de ação.

  • E.

    Ter subordinação conhecida firmada por lei.

Com relação ao acondicionamento de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Considerando a relação custo-benefício, recomenda-se guardar os documentos em caixas, pastas e envelopes comuns.

  • B.

    Adicionamento é a sequência de operações intelectuais e físicas que corresponde à guarda ordenada de documentos.

  • C.

    O mobiliário do arquivo deve ser confeccionado e posicionado segundo as normas relativas à qualidade e resistência das peças e as normas de segurança no trabalho, além de proteger contra danos físicos ou químicos e permitir o acesso fácil e seguro aos documentos.

  • D.

    Ao acondicionar documentos de grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, deve-se dobrá-los cuidadosamente, segundo as medidas da embalagem, para evitar que partes do documento saiam do invólucro e sejam danificadas.

  • E.

    Registros magnéticos devem ser armazenados em móveis especiais de madeira, porque o mobiliário de aço atrai campos magnéticos que podem causar a perda dos dados.

Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:

I - proveniência

II - história da entidade

III - origens funcionais

IV - conteúdo

V - tipos de material

Ele observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    IV e V

A organização de documentos em arquivos pode obe- decer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico.

A esse respeito, nas correspondências trocadas com ou- tros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes:

1 - José de Oliveira – Lisboa

2 - Maria Albuquerque – Coimbra

3 - Manoel Ferreira – Aveiros

4 - Augusto Silveira – Porto

Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:

  • A.

    1 , 2 , 3 , 4

  • B.

    1 , 3 , 2 , 4

  • C.

    2 , 3 , 1 , 4

  • D.

    3 , 1 , 2 , 4

  • E.

    3 , 2 , 1 , 4

Segundo PAES (2004), o arquivamento de nomes obedece a treze regras chamadas de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes orientais, como:

1 - Lin Yin

2 - Al Ben Hur

3 - Chan Chen Xitong

4 - Mao Tse-Tung

A ordenação correta é:

  • A.

    1 , 2 , 3 , 4

  • B.

    2 , 3 , 1 , 4

  • C.

    2 , 3 , 4 , 1

  • D.

    3 , 2 , 1 , 4

  • E.

    4 , 1 , 3 , 2

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