Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Uma equipe de arquivistas faz uma incursão em um centro de pesquisa, com o objetivo de quantificar os acervos, visando à futura organização. Em uma sala no subsolo, com temperatura acima de 30 ºC, encontra uma série de documentos em variados suportes, medindo dois metros de comprimento, dois metros de largura e um metro de altura. A equipe deve tomar providências quanto à conservação dos documentos que possuam qual metragem linear?

  • A.

    11

  • B.

    13

  • C.

    19

  • D.

    48

  • E.

    63

Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de

  • A.

    uv temperado.

  • B.

    cd básico.

  • C.

    ur ácido.

  • D.

    ph neutro.

  • E.

    hp alcalino.

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Um termo de desentranhamento de peça serve para desfazer o processo de anexação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os suportes plásticos, utilizados para produção de negativos em preto e branco e em cores, filmes cinematográficos e micrográficos, representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX. Os filmes e negativos produzidos entre 1888 e 1951 são bastante instáveis e podem entrar em combustão espontânea. A base desses filmes e negativos é de

  • A.

    diacetato de celulose.

  • B.

    nitrato de celulose.

  • C.

    triacetato de poliéster.

  • D.

    monoacetato de propiamato.

  • E.

    acetato de polipropileno.

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria das três idades, os documentos que se encontram na fase intermediária, ou segunda idade, são aqueles que possuem valor primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em Arquivologia são identificados alguns objetivos de determinadas etapas da organização dos documentos, tais como: aumentar o índice de recuperação da informação; garantir condições de conservação da documentação de valor permanente; reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos; controlar o processo de produção documental; conquistar espaço físico e aproveitar melhor os recursos humanos e materiais. Esses objetivos evidenciam a

  • A.

    descrição.

  • B.

    classificação.

  • C.

    avaliação.

  • D.

    prescrição.

  • E.

    atualização.

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A apensação é a juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo; nesse caso, deve prevalecer, para referência, o número do processo mais antigo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, denomina-se

  • A. tabela mnemônica.
  • B. lista de eliminação.
  • C. tabela de eliminação.
  • D. termo de encerramento.
  • E. tabela de temporalidade.

A aplicação de critérios que orientam o trabalho do arquivista para a análise e a seleção de documentos de arquivo, identificando o valor administrativo, jurídico ou legal e fiscal, além do valor histórico, é um procedimento relevante para a pesquisa em diversas categorias profissionais. Esse entendimento esclarece os valores

  • A.

    especial e especializado.

  • B.

    primário e secundário.

  • C.

    original e cópia.

  • D.

    unitário e probatório.

  • E.

    individual e coletivo.

A ação de unir temporariamente um documento a um processo, mediante determinação de uma autoridade competente, denomina-se

  • A. anexar.
  • B. autuar.
  • C. recolher.
  • D. apensar.
  • E. protocolar.
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