Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto) é conhecida como

  • A.

    subgrupo.

  • B.

    dossiê.

  • C.

    item documental.

  • D.

    subsérie.

  • E.

    tipologia documental.

O recolhimento dos acervos arquivísticos de valor histórico acumulados pelos órgãos do governo do Distrito Federal deve seguir alguns procedimentos. Assinale a alternativa que descreve um desses procedimentos, de acordo com a legislação do Distrito Federal em vigor.

  • A. As atividades técnicas que precedem ao recolhimento de documentos deverão ser custeadas pelo órgão central do sistema de arquivos do Distrito Federal.
  • B. Os documentos a serem recolhidos devem ser acondicionados em pastas suspensas.
  • C. A higienização e a organização desses documentos devem ser realizadas pela instituição arquivística pública.
  • D. O acervo deve ser acompanhado de um instrumento descritivo; e os documentos, classificados de acordo com o plano de classificação.
  • E. Os documentos históricos devem ser avaliados pela instituição arquivística pública.

Julgue os itens seguintes, relativos aos arquivos correntes, aos arquivos intermediários e à avaliação de documentos.

A possibilidade ou a frequência de uso de um documento é elemento que define o local onde o documento deve ser armazenado, isto é, no arquivo corrente ou no intermediário.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Schellenberg, os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, organizacional e por assuntos. Com relação à classificação por assuntos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A classificação por assuntos é utilizada para as atividades específicas de cada órgão ou empresa.

  • B.

    A classificação por assuntos deve ser utilizada para documentos não arquivísticos ou não orgânicos.

  • C.

    O assunto é o ato, que se refere a pessoas, entidades ou lugares.

  • D.

    A estrutura orgânica fornece a base para o agrupamento em grandes assuntos.

  • E.

    O principal meio de agrupar os documentos por assunto é associá-los às funções da organização.

Julgue os itens seguintes, relativos aos arquivos correntes, aos arquivos intermediários e à avaliação de documentos.

O protocolo é uma responsabilidade direta dos arquivos intermediários, em razão do registro e da tramitação dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta uma das exigências para a implementação de um programa de gestão de documentos.

  • A.

    Avaliar os documentos de acordo com o assunto.

  • B.

    Ter uma ferramenta informatizada.

  • C.

    Não permitir a migração de suportes.

  • D.

    Ter uma unidade político-administrativa responsável pela sua implementação.

  • E.

    Contemplar o ciclo de vida dos documentos.

O princípio arquivístico que fundamenta as atividades de arranjo dos documentos de arquivo é o princípio

  • A. do registro universal.
  • B. da proveniência territorial.
  • C. da abrangência.
  • D. da pertinência.
  • E. da ordem original.

Julgue os itens seguintes, relativos aos arquivos correntes, aos arquivos intermediários e à avaliação de documentos.

O acesso aos documentos nos arquivos intermediários é ainda restrito aos acumuladores, porque o arquivo intermediário é uma extensão dos arquivos correntes, em que predomina o valor primário dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos passos para a implementação de um programa de gestão de documentos é o(a)

  • A.

    levantamento preliminar.

  • B.

    recolhimento dos documentos.

  • C.

    transferência de documentos.

  • D.

    higienização dos documentos.

  • E.

    emulação dos documentos.

O início do processo de arranjo ocorre com

  • A. a eliminação dos documentos com valor informativo.
  • B. o recolhimento dos documentos.
  • C. a transferência dos documentos dos arquivos correntes.
  • D. a descrição dos documentos.
  • E. a higienização dos documentos.
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