Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente, chama-se

  • A. arranjo.
  • B. gestão de documentos.
  • C. destinação e seleção de documentos.
  • D. programa de avaliação.
  • E. atividades de protocolo.

Quando for necessário proteger documentos impressos, manuscritos e outros documentos de papel ou fotografias, é preciso utilizar a técnica conhecida como

  • A. laminação.
  • B. encapsulação.
  • C. alisamento.
  • D. banho de gelatina.
  • E. fumigação.

Considere os exemplos de codificação de documentos a seguir.

I - 839.245

II - 45-42-19

III - 10.009/2010

Essas codificações são utilizadas, respectivamente, nos métodos de classificação

  • A. dígito-terminal, duplex e unitermo.
  • B. duplex, decimal e numérico-cronológico.
  • C. numérico-cronológico, numérico-simples e decimal.
  • D. numérico-simples, dígito-terminal e numérico-cronológico.
  • E. numérico-simples, decimal e unitermo.

Ao proceder ao empréstimo de documentos, o arquivista deve colocar no local de onde foi retirado o documento, um(a)

  • A. guia-fora.
  • B. formulário de prazo.
  • C. formulário de cobrança.
  • D. lembrete de prazo.
  • E. cópia do documento.

Antes de arquivar os documentos, o profissional deve seguir algumas etapas. A primeira delas é examinar cada documento para verificar se os mesmos destinam-se ao arquivamento ou não. Essa etapa denomina-se

  • A. inspeção.
  • B. estudo.
  • C. exame.
  • D. classificação.
  • E. revisão.

Antes do arquivamento, o profissional apõe nos documentos, os símbolos correspondentes ao método de arquivamento adotado, tais como letras, números, letras e números, cores, etc. A redução do tempo e a facilitação das etapas seguintes são características da

  • A. classificação.
  • B. ordenação.
  • C. codificação.
  • D. inspeção.
  • E. simbologia.

Em relação aos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma pasta é uma estrutura para organização na qual é possível armazenar apenas arquivos.

  • B.

    Um programa sempre possibilita gravar as informações com as quais se trabalha e, após a gravação, elas são transformadas em uma pasta no disco rígido.

  • C.

    Para salvar informações no disco rígido do computador, é necessário informar o nome completo do arquivo e a pasta em que ele será salvo.

  • D.

    A melhor forma para organizar os arquivos é criar uma única pasta em todo o disco rígido e colocar todos os arquivos do computador nessa pasta.

  • E.

    Após instalar qualquer programa no computador, só é possível removê-lo por meio da formatação do disco rígido.

Assinale a alternativa que não representa sistema ou tipo de classificação utilizado em arquivos.

  • A.

    Classificação cronológica.

  • B.

    Classificação Decimal Universal.

  • C.

    Classificação Randômica Aleatória.

  • D.

    Classificação Alfanumérica.

Como se classificam os arquivos, de acordo com o seu estágio de evolução?

  • A.

    Os arquivos podem ser divididos entres arquivos mortos e pastas em movimento.

  • B.

    De acordo com o estágio de evolução, os arquivos podem ser genéricos, departamentais ou corporativos.

  • C.

    Os arquivos podem ser privados, públicos ou públicos com acesso restrito.

  • D.

    Eles se classificam em correntes, intermediários e permanentes.

Existem vários métodos possíveis de arquivamento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  • A.

    Usa-se o método duplex quando a documentação é dividida em classes conforme o assunto.

  • B.

    Nos casos em que o elemento principal é a situação funcional da pessoa, utiliza-se o método alfabético, por ser o mais direto.

  • C.

    A busca pelo CEP é a característica principal usando-se o método de arquivamento geográfico.

  • D.

    O método ideográfico depende da interpretação dos documentos sob análise, mas garante que haja padronização dos arquivos com outras organizações de porte e segmento de atuação semelhante.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...