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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a arquivamento de documentos e a procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.
No arquivamento de fichas por nome de pessoas, quando aparecem sobrenomes iguais, deve prevalecer a ordem alfabética do prenome.
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A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.
A ordenação de pastas no arquivo por nome de empresa deve ser feita como no exemplo abaixo.
Barateiro (O)
Capital Picanhas
HEMOBRAS
PETROBRAS
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
O método alfabético consiste em arquivar todos os documentos em rigorosa ordem alfabética, por nome, localidade ou assunto.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
Os arquivos correntes ou arquivos ativos, no cumprimento de suas funções, respondem, muitas vezes, também pelas atividades de registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, que são atividades conhecidas como destinação de documentos de arquivo.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
O método alfabético é considerado um método indireto de arquivamento por não dispensar o uso de índice para localizar ou arquivar qualquer documento.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
Encerrado o prazo de guarda dos documentos no arquivo corrente, estes podem ser transferidos ao arquivo intermediário ou recolhidos ao arquivo permanente.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
O método numérico é o que dispõe todas as pastas e documentos de um arquivo em seqüência numérica crescente, independentemente do arranjo alfabético e obedecendo sempre à ordem de entrada.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
O acesso e a utilização dos documentos correntes são restritos às pessoas ou empregados que acumularam (produziram ou receberam) esses documentos.
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Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
Em um arquivo que contenha uma pasta para cada uma das cidades do estado de Roraima, se o método adotado para a classificação das pastas for o alfabético, deve-se observar a ordem alfabética por cidades, havendo destaque especial para Boa Vista, por ser a capital do estado, cuja pasta será a primeira.
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Acerca dos arquivos correntes, julgue os itens subseqüentes.
A eliminação de documentos nos arquivos correntes é feita a partir da aplicação de instrumentos de descrição arquivística.
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