Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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De acordo com as regras de alfabetação, os nomes

(1) Luiz Monte Verde,

(2) Thiago Casa Rosa,

(3) Fernanda Castelo Branco,

(4) Bruno São Paulo e

(5) Felipe Santo Cristo

têm a seguinte ordenação:

  • A.

    1,2,3,4,5;

  • B.

    2,3,1,5,4;

  • C.

    3,5,1,2,4;

  • D.

    4,3,5,1,2;

  • E.

    5,4,2,3,1.

Para negativos de vidro, é correto afirmar que:

  • A. Fotografia é o suporte e vidro é a forma.
  • B.

    Fotografia é o formato e vidro é a técnica.

  • C.

    Fotografia é o suporte e iconografia é a espécie.

  • D. Fotografia é tanto o suporte como a espécie.
  • E. Fotografia é a técnica e vidro é o suporte.

O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento para classificar:

  • A. Certos tipos de documentos em uma instituição.
  • B. Alguns tipos de documentos produzidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
  • C. Apenas os documentos recebidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
  • D. Todo e qualquer documento produzido e recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
  • E. Parte dos documentos produzidos por uma instituição.

Seqüência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora visam a distribuir os documentos de um arquivo. Essa definição corresponde a

  • A.

    Ordenação.

  • B.

    Sistema de arquivamento.

  • C.

    Macro-avaliação.

  • D.

    Classificação.

  • E. Avaliação funcional.

Quando a estrutura orgânica fornece a base para grandes agrupamentos de documentos, estamos falando de

  • A.

    Classificação funcional.

  • B.

    Classificação por assuntos.

  • C.

    Classificação decimal.

  • D.

    Classificação organizacional.

  • E.

    Classificação temática.

Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos; assinale a opção correta.

  • A.

    Função, organização e assunto.

  • B.

    Conteúdo, estrutura e função.

  • C.

    Atividade, conteúdo e assunto.

  • D.

    Estrutura, assuntos e competência.

  • E.

    Atribuição, conteúdo e rotina.

Quanto aos princípios de classificação de documentos públicos, podemos afirmar exceto:

  • A.

    As classes devem ser criadas à medida que a experiência atestar sua necessidade.

  • B.

    Deve ser adotada a ordenação numérica para as unidades de classificação.

  • C.

    É importante que haja consistência quanto aos sucessivos níveis de subdivisões de um sistema de classificação.

  • D.

    Os documentos não devem ser ultraclassificados.

  • E. Os títulos das unidades de classificação devem refletir as funções, as atividades ou as operações às quais se relacionam.

Analise os itens a seguir, sob a ótica da Resolução n. 14, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), em relação ao Código de Classifi cação.

( ) Os assuntos encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.

( ) Foi adotado o modelo de código bloco-numérico.

( ) As classes principais correspondem às grandes funções desempenhadas pelo órgão.

( ) As classes relativas às atividades-fim serão desenvolvidas posteriormente pelo Arquivo Nacional.

A quantidade dos itens incorretos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

São rotinas correspondentes às operações de classificação, exceto,

  • A.

    ler o documento, identificando o assunto principal e os secundários de acordo com seu conteúdo.

  • B.

    localizar o assunto no Código de Classificação.

  • C.

    anotar o código na primeira folha do documento.

  • D.

    identificar os prazos de guarda do documento.

  • E.

    preencher a folha de referência, para os assuntos secundários.

Um programa de gestão de documentos inclui as atividades e operações apresentadas a seguir, exceto,

  • A.

    Gestão de correspondência.

  • B.

    Elaboração e gestão de fichas e formulários.

  • C.

    Fixação de prazos de guarda dos documentos.

  • D.

    Implantação de sistemas de arquivo.

  • E.

    Elaboração de catálogo seletivo.

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