Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise os itens a seguir, sob a ótica da Resolução n.14 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
( ) A seleção por amostragem é recomendada para a preservação de parcela de documentos do conjunto documental destinado à eliminação.
( ) A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e atividades desempenhadas pelos órgãos públicos.
( ) Os responsáveis pela destinação dos documentos em fase intermediária devem realizar a triagem antes do recolhimento.
( ) Cabe à Comissão Permanente de Avaliação propor as atualizações necessárias ao aprimoramento das atividades de avaliação no órgão.
A quantidade dos itens corretos é igual a
0
1
2
3
4
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Arquivo é o conjunto de documentos produzidos oficialmente, recebidos por uma organização pública ou privada e conservados para fins de consulta. Os documentos são classificados em arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente, segundo o estágio, a idade ou a fase de sua evolução. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os documentos devem estar guardados e classificados de forma a se atender ao usuário conforme suas necessidades e à recuperação rápida das informações neles contidas. Assim, é na fase de planejamento da organização e da administração dos arquivos que deve ser definida a centralização ou a descentralização dos serviços de arquivo em todas as suas fases, conforme a conveniência.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise os seguintes itens relativos aos depósitos de arquivamento intermediário.
( ) Contribuem para a racionalização da guarda e preservação dos acervos documentais.
( ) Deliberam a respeito da eliminação dos acervos sob sua custódia.
( ) Coordenam o recolhimento de documentos de valor secundário aos arquivos permanentes.
( ) Autorizam as consultas formuladas por usuários externos.
A quantidade dos itens corretos é igual a
0
1
2
3
4
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Quando os documentos já estão arquivados, o assistente administrativo não deve permitir mais o empréstimo desses documentos nem a consulta a eles, para que não sejam misturados, danificados ou perdidos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
De acordo com a tabela de temporalidade da Resolução n.14 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), assinale a opção na qual todos os documentos citados são de caráter permanente.
Assentamentos individuais; ações trabalhistas; processos disciplinares.
Inventário de material permanente; cadastro de veículo; proposta orçamentária.
Normas referentes a patrimônio; balancetes; créditos adicionais.
Previsão orçamentária; concessão de medalhas; controle de freqüência.
Folhas de pagamento; relatórios de atividade; projetos de trabalho.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Ao receber documentos encaminhados ao arquivo corrente, o assistente administrativo deve examiná-los para ter certeza de que as ações neles descritas já se encerraram e de que realmente devem ser arquivados. Para isso, ele deve verificar se há despacho ou rotina pré-estabelecida que determine o arquivamento. Quando um documento chega ao arquivo apenas acompanhando uma solicitação de informações, o assistente administrativo não o arquiva.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Quanto ao prazo de vigência de documentos de arquivo, é correto afirmar que
tem por objetivo acumular os antecedentes necessários para a ação administrativa.
corresponde ao intervalo de tempo no qual o documento responde a possíveis reclamações.
se cumpre durante a fase de arquivamento intermediário.
se define a partir da freqüência de uso que o documento apresenta.
se conclui porque se esgota o prazo previsto no próprio documento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Para evitar que o arquivo tenha problema de espaço, causado por excesso de documentos, o assistente administrativo deve fazer, periodicamente, a eliminação dos documentos que ele considerar desnecessários, principalmente daqueles que não são utilizados há muito tempo. Por questões de segurança, os documentos não podem ser simplesmente jogados no lixo; por isso, o assistente deve destruí-los com uma máquina trituradora antes de jogá-los fora.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a
Termo de Eliminação.
Tabela de Temporalidade.
Listagem de Transferência.
Termo de Recolhimento.
Tabela de Equivalência.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
O plano de classificação usado pelo assistente administrativo deve ser elaborado por ele mesmo. Trata-se de um esquema de agrupamento de documentos em classes determinadas pela destinação, pelos suportes e pelos gêneros documentais. O código de classificação é composto pelo conjunto das identificações de cada classe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...