Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Na organização de um arquivo de instituição pública, o código de classificação de documentos, referente às atividades-meio ou fim, tem seus "assuntos" hierarquicamente estabelecidos de acordo com:

  • A.

    as espécies documentais produzidas pelo órgão.

  • B.

    as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.

  • C.

    as normas internas do órgão.

  • D.

    a tipologia documental produzida pelo órgão.

  • E.

    a estrutura organizacional do órgão.

Um técnico de arquivo inicia, em uma determinada empresa, operações com vários conjuntos de documentos; dentre elas, a principal é a passagem do arquivo intermediário para o arquivo permanente. Essa última atividade está arquivisticamente relacionada:

  • A.

    à fragmentação;

  • B.

    à transferência;

  • C.

    ao recolhimento;

  • D.

    à substituição;

  • E.

    à recuperação.

A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:

  • A. recolhimento.
  • B. expedição.
  • C. transferência.
  • D. recebimento.
  • E. remanejamento.

Ao examinar um livro de atas, o técnico de arquivos observou que este, ao ser elaborado, apresentava uma falha quanto a sua paginação. O verso de suas folhas não estava sendo considerado, comprometendo portanto, sua fidedignidade. O arquivista, ao ser alertado pelo técnico de arquivo, pediu-lhe então que preparasse um termo para numeração também do anverso das folhas daquele livro de atas. O técnico de arquivo procedeu à/ao:

  • A.

    reprodução;

  • B.

    edição;

  • C.

    arranjo;

  • D.

    descrição;

  • E.

    foliação.

A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.

(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O arquivista é chamado a opinar acerca do estabelecimento de um novo esquema das várias áreas de depósito de um arquivo. Ele terá que indicar a disposição das várias estanterias e a nova distribuição de equipamentos. O arquivista, então, terá que estabelecer o plano de:

  • A.

    indexação;

  • B.

    classificação;

  • C.

    armazenamento;

  • D.

    emergência;

  • E.

    destinação.

Um arquivista de um consulado é convidado a falar sobre uma temática que envolve as questões relativas aos vários significados do denominado "Patrimônio Arquivístico Comum". É então questionado sobre a possibilidade da separação de várias unidades territoriais que constituem o patrimônio arquivístico comum. Em resposta, afirma que as unidades territoriais não podem ser divididas, sob pena do patrimônio perder a sua:

  • A.

    dinâmica;

  • B.

    mobilidade;

  • C.

    integridade;

  • D.

    forma;

  • E.

    importância.

Em uma reunião de presidência, o arquivista foi convidado a opinar sobre as novas medidas de racionalização no tratamento dos diversos arquivos que se encontram descentralizados, no âmbito daquela organização. A idéia de centralização dos arquivos levou-o a redimensionar os espaços ora utilizados pelo acervo. Após a reunião, ele chamou sua equipe e a orientou sobre a utilização de uma unidade de medida na determinação da racionalização do novo espaço a ser ocupado pelos documentos na ambiência do novo depósito . Perguntado sobre a adoção de uma unidade de medida para o arquivo, ele informou que adotariam a metragem:

  • A.

    linear;

  • B.

    quadrada;

  • C.

    cúbica;

  • D.

    diagnóstica;

  • E.

    hexágona.

Em uma instituição arquivística, foi solicitado aos técnicos de arquivo que verificassem os motivos que levaram ao desaparecimento de documentos de fundamental importância para o acervo, e que indicassem, em relatório formal, as suas conclusões. Após checagem de todo acervo, os técnicos concluíram que, entre os vários problemas enfrentados pelo pessoal do arquivo, o mais usual era a falta do indicador colocado no lugar das unidades ou itens documentais para sinalização da remoção temporária, que, em Arquivística, é denominado guia:

  • A.

    arquivo;

  • B.

    fora;

  • C.

    sinalética;

  • D.

    secundária;

  • E.

    fonte.

Em um arquivo público observou-se que a coleção de recortes de jornais apresentava alguns problemas de preservação. O local que abrigava a documentação era inadequado e a forma de armazenamento não era ideal. O profissional responsável por esse trabalho, através de um relatório, indicou um conjunto de soluções para sanar o problema. Solicitou que os documentos não mais ficassem em estantes de madeira e que também não permanecessem da mesma forma que se encontravam armazenados. O profissional recomendou utilizar estantes de:

  • A.

    madeira e pasta de papelão;

  • B.

    resina e caixa de sulfite;

  • C.

    ferro pasta de plástico;

  • D.

    alumínio e caixa de madeira;

  • E.

    aço e pasta de polionda.

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