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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Na metodologia da organização de arquivos, o símbolo apresentado na forma de números ou letras ou de maneira combinada, que é utilizado como elemento de identificação das unidades de arquivamento, para a localização de fundos e séries de documentos dentro do acervo, denomina-se:
Índice.
Dossiê
Guia-fora.
Protocolo.
Notação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Registro ou protocolo, expedição, arquivamento e consultas são atividades do arquivo:
especial;
especializado;
intermediário;
permanente;
corrente.
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O arquivo corrente é constituído de documentos freqüentemente consultados para tomada de decisões das administrações. Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo, teoria e prática, 2002:54), no cumprimento de sua função, muitas vezes responde ainda pelas atividades de protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo/consulta e destinação dos documentos, razão pela qual encontra-se na estrutura organizacional das instituições a designação de órgão de Protocolo e Arquivo, ou outra similar. Baseado nesta afirmativa assinale a alternativa correta.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem na fase de empréstimo e consulta.
O arquivamento dos documentos não ocorre na rotina da expedição.
A análise e avaliação dos documentos ocorrem no protocolo.
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Os erros de arquivamento oriundos do cansaço visual e das diferentes formas gráficas são predominantes no método:
numérico;
alfa numérico;
alfabético;
ideográfico numérico;
assunto.
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No Brasil, os dispositivos expressos na Constituição de 1988, onde se afirma que "cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (art. 216, parag. 2), oferecem os fundamentos necessários para dotar o país de uma legislação arquivística. A citada Lei 8.159/1991 possui características marcadamente conceituais, definindo no artigo 3º a gestão de documentos, como um conjunto de procedimentos que se referem à:
produção, tramitação e arquivamento de documentos em fase corrente, visando a sua eliminação e recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária e permanente.
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A ordenação numérica pressupõe um índice alfabético denominado:
ideográfico;
remissivo;
assistemático;
equivalente;
classificatório.
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A modernização das instituições arquivísticas brasileiras depende, em boa medida, de investimentos captados em agências de fomento, nacionais e internacionais, que patrocinam projetos na área dos arquivos. Assinale a alternativa ERRADA sobre as características que devem apresentar um tal projeto.
A linguagem utilizada na redação deve estar adequada ao público a que se destina.
Deve atender a uma demanda verdadeira, com um orçamento real e ser administrado por um profissional qualificado.
Deve haver interesses mútuos nas parcerias propostas.
O que importa é a competência da equipe executora, mesmo que o coordenador do projeto não comprove experiência na área.
Deve garantir transparência no uso dos recursos utilizados.
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A primeira etapa do trabalho de um Protocolo, ao receber os documentos, consiste em:
expedição e descarte;
distribuição, expedição e descarte;
separação, registro e descarte;
separação, registro e distribuição;
separação e registro.
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Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:
I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.
II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.
III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.
IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
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O processo de avaliação visa a definir, dentro do ciclo de vida documental, quais os prazos em que os documentos deverão ser preservados, quando deverão ser eliminados ou destinados ao arquivo permanente. Em Arquivística, a função de "avaliação" está intimamente ligada à elaboração e utilização da tabela de:
intencionalidade;
preservacionalidade;
prescricionalidade;
temporalidade;
legibilidade.
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