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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Algumas características dos arquivos são peculiares e demonstram claramente a fase em que estão armazenados os documentos. Assim, se em um arquivo forem encontrados equipamentos simples e de baixo custo, instalações simples, porém funcionais, operando com baixo custo para a administração, o arquivista terá a certeza de que se trata do arquivo
intermediário.
especializado.
corrente.
onomástico.
permanente.
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A organização de documentos de arquivo de primeira idade requer a escolha racional do melhor método para uma eficiente e posterior recuperação da informação. Nesse sentido, considerando-se o agrupamento de assuntos correlatos por entradas gerais que subordinam entradas secundárias, e que são organizados de acordo com a rigorosa sequência das letras, a ordem utilizada é a
automática.
decimal.
dicionária.
enciclopédica.
duplex.
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O valor que o documento possui é bem característico e pode ser explicado por meio de sua necessidade para o cumprimento do desempenho das funções da instituição. Se for documento referente à operação financeira e à comprovação de receita e despesa, gerada para atender às exigências governamentais, como fatura e recibos, é de valor
jurídico.
fiscal.
legal.
intrínseco.
permanente.
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Os materiais de consumo para os arquivos são os que sofrem desgaste a curto ou médio prazos, como as pastas, as guias, as fichas, etc. As guias divisórias possuem diversos elementos relacionados à sua finalidade. Um desses elementos é a projeção, na qual são feitas inscrições que podem ser alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas, podendo ser também abertas ou fechadas. Arquivisticamente, cada uma dessas inscrições é conhecida como
ilhó.
pé.
notação.
posição.
inserção.
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Na utilização do método numérico simples é necessário atribuir um número a cada novo cliente, independente da ordem alfabética, pois o método exige um índice alfabético remissivo. Os correspondentes ou clientes eventuais terão uma identificação específica. A esse respeito, analise a figura abaixo, que representa uma gaveta.
No exemplo da gaveta, o que significam as informações M-1, M-2 ... nas pastas dos correspondentes eventuais?
Miscelânea
Matriz
Marginália
Marca
Metadados
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Fotografias são documentos que exigem cuidado extremo por causa de sua fragilidade de composição. Nesse sentido, o ambiente de arquivamento da fotografia deve ser controlado em relação a temperatura e umidade relativa do ar. Se não houver um controle muito rígido dos efeitos da exposição dos materiais fotográficos à luz, os raios ultravioleta podem deteriorar a imagem, induzindo à(ao)
aderência.
sujidade.
estagnação.
esmaecimento.
furo.
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O Banco Central do Brasil produz e acumula uma variedade muito grande de documentos que vai exigir a utilização de métodos de arquivamentos diferenciados. Nesse sentido, os documentos referentes à vinculação e desvinculação de títulos, à baixa de custódia, à compra e venda de títulos, à transferência de custódia sem movimentação financeira devem ser organizados utilizando-se o método de arquivamento
Ideográfico.
Variadex.
Sondex.
Numérico.
Automático.
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Nas localidades onde o Banco Central do Brasil possui representação regional, um cidadão comum pode enviar carta com reclamação, elogio ou sugestão, e ela será encaminhada à Ouvidoria do Banco. Se a Ouvidoria receber cartas do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, de (1) Santa Maria; (2) Caxias do Sul; (3) Novo Hamburgo; (4) Gramado e (5) Porto Alegre, deverá fazer a ordenação dessas cartas. Se for utilizado o método geográfico de arquivamento, na modalidade estado, cidade e correspondente, a ordenação será a seguinte:
5,4,3,2,1
5,2,4,3,1
4,3,2,5,1
2,4,3,5,1
1,2,4,3,5
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O Banco Central do Brasil, assim como muitos órgãos públicos, constitui comissões permanentes de avaliação de documentos, visando a determinar os prazos de retenção de documentos e a destinação após esse prazo. Elaborase, portanto, a tabela de temporalidade, que vai estabelecer critérios para a migração do suporte e a destinação final. A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades, que são:
eliminação ou recolhimento.
digitalização ou microfilmagem.
arquivo corrente ou arquivo intermediário.
conservação ou restauração.
proteção ou sigilo.
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Um profissional do Banco Central do Brasil é o responsável por analisar os documentos que o banco recebe, dando o encaminhamento devido às áreas. Esse profissional recebe os seguintes documentos:
I – envelope com periódicos mensais da classe dos bancários para distribuição aos funcionários;
II – envelope endereçado ao Departamento Financeiro do Banco;
III – envelope para um funcionário do Banco, com informação pessoal;
IV – envelope destinado à Ouvidoria.
Que documentos serão abertos, registrados e distribuídos?
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
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