Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os dossiês de empregados e firmas da empresa Sorte Ltda. estão organizados segundo o método alfabético, obedecendo rigorosamente às regras de alfabetação, como orientado por PAES, Marilena Leite. Assim, a organização dos nomes:
1 - Dr. Luiz Carlos Silva, 2 - Cia. Roberto Leite e Silva Ltda,
3 - Antero da Silva Filho, 4 - Professora Lucia Santos Silva,
5 - Dilma Costa Silva deve ser
1,2,3,4,5
2,3,5,4,1
3,5, 2,1,4
4,2,5,1,3
5,4,3,2,1
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A organização do arquivo da Secretaria de Turismo do município de Rio Preto da Eva é realizada por meio do método de arquivamento que divide o saber humano em nove classes principais e reserva a décima classe para os assuntos gerais que não podem ser incluídos em nenhuma das nove classes preestabelecidas. Este método de arquivamento é conhecido como
decimal
nominal
gerencial
tradicional
documental
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
As empresas públicas e privadas, de uma forma geral, possuem um setor que desenvolve um conjunto de operações, com o objetivo de controlar os documentos que ainda tramitam no órgão, de maneira a assegurar a sua imediata localização e recuperação, garantindo a efetiva recuperação da informação. Esse setor é denominado de
portifólio
protocolo
depósito
arquivo
almoxarifado
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Gestão de documentos é operacionalizada por meio de: planejamento, organização, controle, coordenação dos recursos humanos, espaço físico e equipamentos, para aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental. As fases da gestão de documentos são:
organização, levantamento e arquivamento.
proveniência, procedência e origem.
identificação, recuperação e manutenção.
avaliação, arranjo e descrição.
produção, utilização e destinação.
Uma empresa pública está desenvolvendo atividades de sistematização de conjuntos documentais arquivísticos, diferenciando-os das coleções características das bibliotecas. A partir das especificidades acima apontadas, o fator que melhor esclarece a referida diferenciação é a
originalidade
ordenacidade
organicidade
funcionalidade
descricionalidade
A Fundação Ayrton Senna desenvolve muitas atividades sociais e precisa manter os seus arquivos correntes bem organizados, visando à eficiência na recuperação da informação, refletindo competência da gestão. Com essa perspectiva, utiliza, na organização de seus documentos especiais, a metodologia de indexação coordenada ou unitermo, preparando fichas com palavras-chaves contidas nos documentos. Essas fichas unitermo são numeradas de
zero a nove
um a nove
um a dez
três a doze
cinco a dez
Um arquivista atualizado deve estar atento a toda evolução da legislação na área arquivística, principalmente relacionada às Resoluções do CONARQ que têm a finalidade, dentre outras, de definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa, visando à preservação da documentação e à proteção especial dos documentos de arquivo, independente da forma física em que esta informação se encontre registrada. Desta maneira, recomenda aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos a adoção do modelo de requisitos para os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos que é o
e-ual Rio
e-doc Rio
e-nal Brasil
e-arq Brasil
e-sof Brasil
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro anunciou a conclusão de uma fascinante experiência genética, sendo que toda a documentação produzida nessa pesquisa será arquivada permanentemente. Assim, a responsabilidade pela proteção desses documentos, baseada em sua posse física, que nem sempre vai abranger a propriedade legal ou mesmo o direito de controlar o acesso aos mesmos, é entendida como
série
dossiê
autoria
custódia
incorporação
A legislação nacional é abrangente e regula as ações da sociedade como um todo. Em relação à arquivística, várias leis e decretos têm sido criadas para normalizar os rumos da área. Nessa perspectiva, observa-se que ao cidadão é assegurado o direito de acesso aos documentos
públicos
avaliados
arranjados
levantados
classificados
Nos arquivos, as informações ou dados cujo conhecimento ou divulgação de forma ampla e irrestrita acarrete risco à segurança do Estado e da sociedade, como também aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas e da intimidade da vida privada, são considerados
sigilosos
disponíveis
averiguáveis
circunstanciais
desclassificados
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...