Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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De acordo com a legislação arquivística, o término das atividades de órgãos públicos e de caráter público implica, com base na Lei nº 8.159 de 08/01/91, que sua documentação seja

  • A.

    avaliada para a realização da microfilmagem de substituição.

  • B.

    desclassificada dentro do órgão produtor público.

  • C.

    descrita conforme as normas estabelecidas pela ISSAD-G.

  • D.

    levantada e arranjada para a preservação definitiva.

  • E.

    recolhida à instituição arquivística pública.

Somente o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, os Ministros de Estado e as autoridades com as mesmas prerrogativas, os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha e os Chefes de Missões diplomáticas e Consulares permanentes no exterior têm a competência de classificar documentos no grau de

  • A.

    custodiáveis

  • B.

    permanentes

  • C.

    ultra-secretos

  • D.

    intermediários

  • E.

    extra-diplomáticos

A partir da Constituição da República Federativa do Brasil, ficou determinado, entre seus dispositivos, que cabe ao Congresso Nacional a fiscalização financeira, contábil e orçamentária da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legitimidade, legalidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.

Com este texto constitucional, houve uma significativa inovação em relação à sistemática de elaboração e apreciação dos instrumentos do “modelo orçamentário”. Nesse sentido, verifica-se que o processo de planejamento e orçamento público está inscrito nos artigos de 165 a 169 da Constituição Federal, tendo como instrumento formal três documentos interdependentes, que são:

  • A.

    Lei do Modelo Orçamentário, Plano Decenal e Lei Complementar Anual.

  • B.

    Lei Orçamentária Pública, Plano de Desenvolvimento Financeiro e Lei Orçamentária Bienal.

  • C.

    Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

  • D.

    Plano Federal Anual, Lei de Orçamento Público e Lei Financeira Anual.

  • E.

    Plano Decenal, Lei Orçamentária Pública e Lei Federal Anual.

Nos arquivos, em geral, principalmente nos públicos, um número expressivo de documentos exige que o arquivista tenha condições de entender a origem e a forma da evolução da escrita destes documentos, de forma independente do suporte físico onde esta escrita foi registrada e do suporte utilizado para o seu registro, bem como do lugar e povo que a utilizou. Nesta perspectiva, estudar os textos manuscritos antigos é função da

  • A.

    paleontologia

  • B.

    papelografia

  • C.

    papelologia

  • D.

    paleografia

  • E.

    caligrafia

A grande necessidade de gerenciar mensagens eletrônicas nos mais diversos arquivos obrigou muitas instituições a mudar seus padrões internos de conduta. Hoje, a utilização de sistemas informatizados é unânime nas organizações, sejam grandes, médias ou pequenas. O sistema utilizado para elaborar, transmitir e receber mensagem eletrônica e outros documentos digitais por meio de redes de computadores é o

  • A.

    suporte magnético

  • B.

    correio eletrônico

  • C.

    sistema digital

  • D.

    sítio digital

  • E.

    fac-símile

Em alguns depósitos de arquivos, os documentos sofrem com a falta de cuidados que muitas vezes os levam à destruição total. É comum observar que a ação de insetos nos documentos é um dos maiores problemas para o arquivo. Nesses casos, quando a infestação por insetos nos arquivos já está acontecendo, o combate mais eficiente é a

  • A.

    laminação

  • B.

    fumigação

  • C.

    vaporização

  • D.

    umidificação

  • E.

    flexibilização

Os documentos de uma empresa pública apresentam características, formas e conteúdos diversificados que os classificam como: cartográficos, sonoros, filmográficos, textuais, micrográficos e iconográficos. Dessa forma, tais documentos são classificados segundo

  • A.

    tipo

  • B.

    genêro

  • C.

    sistema

  • D.

    símbolo

  • E.

    conjunto

O gerente do Grupo "Petróleo e Gás", durante uma reunião com sua secretária, solicita que seja contratado um técnico em arquivo para a realização de tarefas específicas de organização dos documentos do Departamento Jurídico. Alerta para que na organização sejam evidenciadas as espécies documentais, pois elas têm muita importância como subdivisões auxiliares. Estas espécies documentais são

  • A.

    cartas,contratos e acordos

  • B.

    estantes,arquivos e pastas

  • C.

    cópias, inventários e acervo.

  • D.

    caixas,amarrados e volumes

  • E.

    fotografias,discos e coleções

A Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, estabelece que os documentos imprescritíveis e inalienáveis são os

  • A.

    sigilosos.

  • B.

    permanentes.

  • C.

    científicos.

  • D.

    indenizáveis.

  • E.

    ostensivos.

A eliminação de documentos públicos está definida na Resolução no 7, de 20 de maio de 2007, do CONARQ. Essa Resolução estabelece que os órgãos e entidades que ainda não elaboraram suas tabelas de temporalidade e pretendem proceder à eliminação de documentos deverão constituir suas comissões

  • A.

    responsáveis pelos descartes.

  • B.

    temporárias de eliminação.

  • C.

    permanentes de avaliação.

  • D.

    de registro de sistemas.

  • E.

    de critérios de guarda.

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