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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
A desinfestação é uma das principais operações de conservação e tem como método mais eficiente a (o)
fumigação.
alisamento.
silking.
umidificação.
higienização.
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O papel moderno utilizado nos documentos de arquivo são papéis ácidos, portanto, frágeis. Os sintomas de papel ácido são notados com
o aparecimento de fungos no papel.
a oxidação do papel.
o amarelecimento do papel.
o cheiro avinagrado.
o endurecimento do papel.
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Colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar em uma câmara de umidificação é uma operação de conservação chamada de
limpeza.
mellinex.
mylar.
alisamento.
encapsulamento.
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Ao realizar uma ação intensiva sobre os documentos arquivados na Procuradoria-Geral do Distrito Federal, observou-se uma grande quantidade de fitas adesivas, tipo durex, nos documentos. Para retirá-las, tornar-se-á necessário o uso do (a)
metilcelulose.
tinta japonesa.
gelatina.
tecido especial.
hexano.
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A encapsulação pode ser definida como o processo
de colocar um documento entre duas folhas de material transparente e inerte, selando-as pelas bordas.
de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amino.
que utiliza tecido (crepeline ou musseline de seda) de grande durabilidade.
que retira gradualmente o ar e eleva a temperatura do local onde está o documento.
que seca o documento mediante vácuo e gradual elevação da temperatura.
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A conservação do acervo documental está relacionada a uma série de fatores. Assinale a alternativa correta quanto a conservação de documentos.
O ar seco fortalece e mantém o papel.
A temperatura ideal de conservação deve estar acima de 30 graus.
A luz do dia não deve incidir diretamente sobre os documentos.
A umidade deve ser mantida acima de 65%.
O fluxo de ar deve ser evitado.
Assinale a alternativa que apresenta os dois graus que norteiam o princípio da proveniência, com base em seus aspectos.
O primeiro grau permite isolar e circunscrever a entidade que constitui o fundo de arquivo e diferenciála de qualquer outro e o segundo grau visa garantir o respeito ou a reconstituição da ordem interna do fundo.
O primeiro grau permite separar ou agrupar todos os fundos de vários órgãos numa instituição arquivística e o segundo grau permite restabelecer a ordem de chegada desses fundos.
O primeiro grau tem sua aplicação apenas no estabelecimento do valor primário dos documentos e o segundo grau pode ser aplicado tanto nos documentos que tenham valor primário ou secundário.
O primeiro grau tem sua aplicação tanto nos documentos que tenham valor primário ou secundário e o segundo grau tem sua aplicação restrita aos documentos que possuam valor primário.
O primeiro grau permite reconhecer os documentos que compõem um mesmo fundo e o segundo grau permite distinguir e hierarquizar os documentos dentro do fundo e organizá-los em séries.
A organização intelectual e a descrição de um arranjo documental pressupõem a utilização de dois princípios arquivísticos. Quais são eles?
Princípio da Territorialidade e Princípio da Proveniência.
Princípio da Proveniência e Princípio da Pertinência.
Princípio da Constitucionalidade e Princípio da Proveniência.
Princípio da Proveniência e Princípio do Respeito Externo.
Princípio da Proveniência e Princípio da Universalidade.
Embora existam algumas diferenças substanciais no seu conteúdo, a disposição das entradas e demais informações são semelhantes, sendo os itens descritos minuciosamente. Assinale a alternativa que apresenta os instrumentos de pesquisa referentes a estas características.
Guia e Inventário.
Inventário e Catálogo.
Inventário e Índice.
Índice e Tabela de Equivalência.
Catálogo e Repertório.
Julgue os itens abaixo, em relação ao conteúdo de um programa de descrição documental, recomendado para ser implantado numa instituição arquivística.
I- A equipe técnica encarregada das descrições deve possuir conhecimentos de análise documentária e indexação.
II- Os cronogramas e as tarefas devem ser estabelecidos periodicamente.
III- Deve-se optar pelos padrões nacionais e internacionais de descrição.
IV- Deve-se estabelecer a hierarquia dos instrumentos de pesquisa a serem elaborados.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
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