Lista completa de Questões de Arquivologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Com base no texto, é correto afirmar que a classificação, enquanto técnica de arquivamento, envolve atividades de
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Considerando a gestão de documentos e suas fases básicas, assinale a alternativa correta.
O protocolo é atividade de produção.
A avaliação e a determinação de prazos dos documentos do arquivo são atividades da utilização.
A produção, a utilização e a destinação são fases básicas da gestão de documentos.
A produção e o arquivamento dos documentos em correntes e intermediários são atividades da produção.
São fases básicas da gestão de documentos a produção, a utilização, a tramitação e a destinação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
É correto afirmar que arquivo público corrente é um conjunto de documentos
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Considerando a natureza do documento, é correto afirmar que o sistema de classificação numérico
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
A transferência e o recolhimento de acervos são fundamentais para garantir condições adequadas de guarda e preservação dos documentos, bem como para torná-los rapidamente disponíveis aos usuários. O órgão público, interessado em transferir ou recolher sua documentação à instituição arquivística pública, deverá seguir procedimentos segundo as orientações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Assinale a alternativa correta acerca do tema.
Os documentos deverão estar organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação, controle e acesso direto pelos usuários.
Os documentos deverão estar organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo tais como guias, inventários ou catálogos.
Os documentos deverão estar organizados, avaliados, higienizados e acondicionados, sendo facultativo o envio de instrumento descritivo contendo informações básicas sobre o conjunto documental.
Os documentos deverão estar organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação e controle.
Os documentos deverão estar organizados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação, controle e descrição.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa que não apresenta competências do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), conforme previsto no Decreto n.º 4.073, de 03/01/2002, que regulamenta a Lei n.º 8.159, de 08/01/1991.
Elaborar o cadastro nacional de arquivos públicos e privados, bem como desenvolver atividades censitárias referentes aos arquivos.
Garantir a guarda e o acesso aos documentos de valor permanente.
eguir as diretrizes e normas emanadas do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), sem prejuízo de sua subordinação e vinculação administrativa.
Implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.
Promover a integração e a modernização dos arquivos em sua esfera de atuação.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Acerca das medidas e das considerações que regem a adoção de planos e ou códigos de classificação de documentos nos arquivos correntes dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), assinale a alternativa incorreta.
A organização da documentação pública é a maneira pela qual o cidadão tem acesso aos instrumentos de garantia de seus direitos.
A classificação de documentos de arquivos correntes objetiva a racionalização do fluxo documental, a agilidade e a segurança na recuperação de informações para a administração.
A organização dos arquivos constitui um instrumento de eficácia administrativa no gerenciamento das informações e contribui para a modernização da própria administração pública do País.
A organização dos arquivos constitui um instrumento de eficácia administrativa no gerenciamento das informações e contribui para a modernização da própria administração pública do País.
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) não poderá subsidiar os integrantes do SINAR na elaboração ou análise de planos e ou códigos de classificação de arquivos correntes.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
A gestão e o recolhimento dos documentos produzidos pelos arquivos do Poder Executivo do Distrito Federal é de responsabilidade
do Arquivo Nacional.
do Conselho Nacional de Arquivos.
do Arquivo Público do Distrito Federal.
da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
do Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Acerca das diretrizes sobre a terceirização de serviços arquivísticos, assinale a alternativa correta.
As atividades de avaliação e eliminação serão executadas diretamente pelos órgãos e entidades do Poder Público, sob responsabilidade de Comissões Permanentes de Avaliação.
A guarda dos documentos públicos é exclusiva dos órgãos e entidades do Poder Público, sem ônus para a administração e para o cidadão.
Não poderão ser contratados serviços terceirizados para a execução de atividades técnicas auxiliares.
Poderão ser contratados serviços terceirizados essenciais para a guarda de documentos públicos, desde que supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos.
As empresas terceirizadas, responsáveis pela guarda da documentação do Poder Público, não poderão realizar as atividades de avaliação e eliminação sob sua custódia.
As teorias de Karl Popper sobre o conhecimento objetivo, também conhecida como a Teoria dos Mundos, tem inteira relação com a Ciência da Informação. O conhecimento registrado com suas teorias, proposições e demais entidades linguísticas, que entram na codificação e registro do conhecimento, pertencem ao Mundo de Popper número
1.
2.
3.
4.
5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...