Questões de Arquivologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A organização dos arquivos pode ser precedida de várias etapas, tais como levantamento de dados, análise de dados coletados, planejamento, implementação e acompanhamento. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que indica a etapa responsável pela apreciação dos documentos constitutivos da instituição que mantém o arquivo, além da obtenção de informações sobre espécies e gêneros dos documentos.

  • A. Planejamento.
  • B. Implementação.
  • C. Levantamento de dados.
  • D. Acompanhamento.
  • E. Análise de dados coletados.

Assinale a alternativa correta quanto à denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, do registro, da distribuição e movimentação e da expedição de documentos. É também o nome atribuído ao número de registro dado ao documento ou, ainda, ao livro de registro de documentos recebidos e expedidos.

  • A. Classificação.
  • B. Expedição.
  • C. Secretaria.
  • D. Processamento técnico.
  • E. Protocolo.

São variados os tipos de documentos produzidos e acumulados, bem como são diferentes os formatos, as espécies, e os gêneros em que se apresentam dentro de um arquivo. Nesse contexto, gênero é a configuração

  • A. física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado.
  • B. que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
  • C. que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou.
  • D. que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.
  • E. que assume um documento de acordo com sua atividade fim.

Em uma organização, consideram-se três níveis de responsabilidade e autoridade. Acerca desse tema, é correto afirmar que são eles documentação de nível

  • A. tático, operacional e básico.
  • B. tático, operacional e avançado.
  • C. estratégico, tático e operacional.
  • D. estratégico, tático e restrito.
  • E. estratégico, tático e de exigência.

De acordo com Paes (1997), dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo as entidades mantenedoras, os estágios de sua evolução, a extensão da sua atuação e a natureza dos seus documentos. Quanto aos aspectos relacionados às entidades mantenedoras, os arquivos podem ser divididos em

  • A. público, institucional, comercial e familiar ou pessoal.
  • B. público, institucional, comercial e privado.
  • C. público, privado, comercial e governamental.
  • D. público, privado, comercial e familiar ou pessoal.
  • E. público, privado e familiar ou pessoal.

Segundo Gonçalves (1998), a elaboração do plano de classificação não pode estar desconectada da preocupação com sua aplicação. Assim, convém buscar, para as classes a serem criadas, um nível de generalidade ideal, que proporcione, ao menos, três qualidades ao plano de classificação. Com base nessa informação, assinale a alternativa que indica essas qualidades.

  • A. Ordenação, controle e busca.
  • B. Arranjo, controle e busca.
  • C. Simplicidade, flexibilidade e expansibilidade.
  • D. Simplicidade, controle e expansibilidade.
  • E. Análise documental, controle e busca.

Considerando que os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes, é correto afirmar que o valor estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores é conhecido como valor

  • A. primário.
  • B. secundário.
  • C. terciário.
  • D. para terceiros.
  • E. de pesquisa.

Considerando a natureza do assunto tratado em um documento, entre outras características, esse documento pode ser ostensivo. Sobre esse tema, assinale a alternativa que explica essa característica.

  • A. É de conhecimento restrito e que, por isso, requer medidas especiais de salvaguarda para sua divulgação e custódia.
  • B. A respectiva divulgação não prejudica a administração.
  • C. Seu assunto não deve ser do conhecimento do público em geral.
  • D. Seu assunto, embora não requeira alto grau de segurança, só deve ser do conhecimento de pessoas autorizadas, para não prejudicar um indivíduo ou criar embaraços administrativos.
  • E. Seu assunto exige alto grau de segurança, mas pode ser de conhecimento de pessoas funcionalmente autorizadas para tal, ainda que não estejam intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.

Assinale a alternativa correta quanto à teoria formulada em 1973, como consequência da explosão documental do pós-guerra, que passou a levar em conta as diferentes fases por que passam os documentos sob o ponto de vista de sua administração e de seu uso, desde o momento de sua produção até sua eliminação ou guarda permanente.

  • A. Teoria arquivística.
  • B. Teoria pós-guerra.
  • C. Teoria arquivista.
  • D. Teoria das três idades.
  • E. Teoria de vida útil.

Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: básicos e padronizados. Esses métodos pertencem a dois grandes sistemas, que são o sistema

  • A. primário e o secundário.
  • B. numérico e o alfanumérico.
  • C. simples e o cronológico.
  • D. alfabético e o numérico.
  • E. direto e o indireto.
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