Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
Um professor que proponha uma atividade de (re)leitura da obra de Pablo Picasso, - Guernica – estará objetivando a(o)
valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.
valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.
produto do trabalho escolar.
valorização dos elementos como esquemas de luz, sombras e construções geométricas.
reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e cultura, situando conexões entre vida, obra e contexto.
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
A música folclórica no Brasil é executada por muitas vozes com arranjos complexos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:
O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.
Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.
O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.
A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.
É mais indicada para uma planta cadastral no formato A0, representando arruamentos, divisas de terrenos e topografia de um loteamento que ocupa uma área de 1,0 x 0,5 km, a seguinte escala:
1: 100
1: 100.000
1: 50
1: 25.000
1: 1.000
Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.
A área de arte contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes nos nossos dias
A arte na escola desconstitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas co-responsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna.
Nos cursos de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais ao mesmo tempo em que os professores e os alunos se posicionam diante de questões sociais e culturais de arte eles podem fazê-lo sobre as histórias das crenças, modos de interpretação, de valoração vividos pelas pessoas.
Interdisciplinarmente, a Arte pode problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados com a complexidade da vida do ser em sociedade.
Abordar ética no ensino e aprendizagem de Arte é tratar da relação entre ética e estética. O conhecimento estético dos alunos e professores desenvolve-se em um complexo processo de elaboração, no qual estão presentes as experiências pessoais fundamentadas na vida cultural.
Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.
Para ser considerado folclore, um costume deve ter origem anônima, ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos e também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração para geração.
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao programa AutoCAD:
I- Os arquivos gráficos criados pelo programa, podem possuir extensões: DWG e DXF.
II- Model space, paper space e model space floating, são ambientes de trabalho do programa AutoCAD.
III- "ARC", "TRIM", "MOVE", são comandos utilizados para alteração do modelo.
IV- A alteração de um "WCS" (world coordenate system) para um "UCS" (users coordenate system), pode ser feita na sequência de comandos: "UCS", "NEW", "WORLD".
V- Com o comando "EXTRUDE", a entidade bi-dimensional polyline fechada, pode resultar em um sólido.
As afirmativas verdadeiras são somente:
I, II e V;
I, II, IV;
IV e V;
III e V;
II, III e V.
Assinale a alternativa destoante em relação à atitude que deve ser estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à apreciação em Artes Visuais.
Identificação, observação e análise das diferentes técnicas e procedimento artísticos presentes nos próprios trabalhos, em relação aos dos colegas e em diversas culturas.
Criação de formas artísticas por meio de poéticas pessoais, buscando tornar-se um artista.
Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.
Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes na cultura (regional, nacional e internacional).
Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração da sua ambiência.
No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.
A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, foi uma homenagem a diversos artistas que apresentavam em suas obras uma estética conservadora.
No ambiente CAD, a imagem abaixo mostra a vista de um objeto referenciado a um sistema de eixos.
A visualização desse objeto por um observador identificado pelas coordenadas (1,1,1) neste mesmo sistema de eixos é representada por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...