Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Um professor que proponha uma atividade de (re)leitura da obra de Pablo Picasso, - Guernica – estará objetivando a(o)

  • A.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • B.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • C.

    produto do trabalho escolar.

  • D.

    valorização dos elementos como esquemas de luz, sombras e construções geométricas.

  • E.

    reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e cultura, situando conexões entre vida, obra e contexto.

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

A música folclórica no Brasil é executada por muitas vozes com arranjos complexos.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à linguagem específica do teatro, na educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    O jogo de regras não deve ser utilizado, pois limita a criatividade do aluno.

  • B.

    Os exercícios de improvisação não devem ser utilizados, porque incentivam a espontaneidade.

  • C.

    O jogo teatral é baseado em problemas a serem solucionados e regras a serem cumpridas, propiciando a concentração e a apropriação dos elementos compositivos da linguagem teatral.

  • D.

    A estrutura do jogo teatral está baseada nos seguintes elementos: quem (personagem); quando (o tempo em que a ação acontece) e onde (o local em que a ação acontece), já a ação não é um dos seus elementos compositivos.

É mais indicada para uma planta cadastral no formato A0, representando arruamentos, divisas de terrenos e topografia de um loteamento que ocupa uma área de 1,0 x 0,5 km, a seguinte escala:

  • A.

    1: 100

  • B.

    1: 100.000

  • C.

    1: 50

  • D.

    1: 25.000

  • E.

    1: 1.000

Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A área de arte contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes nos nossos dias

  • B.

    A arte na escola desconstitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas co-responsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna.

  • C.

    Nos cursos de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais ao mesmo tempo em que os professores e os alunos se posicionam diante de questões sociais e culturais de arte eles podem fazê-lo sobre as histórias das crenças, modos de interpretação, de valoração vividos pelas pessoas.

  • D.

    Interdisciplinarmente, a Arte pode problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados com a complexidade da vida do ser em sociedade.

  • E.

    Abordar ética no ensino e aprendizagem de Arte é tratar da relação entre ética e estética. O conhecimento estético dos alunos e professores desenvolve-se em um complexo processo de elaboração, no qual estão presentes as experiências pessoais fundamentadas na vida cultural.

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

Para ser considerado folclore, um costume deve ter origem anônima, ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos e também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração para geração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas a seguir, referentes ao programa AutoCAD:

 I- Os arquivos gráficos criados pelo programa, podem possuir extensões: DWG e DXF.

II- Model space, paper space e model space floating, são ambientes de trabalho do programa AutoCAD.

III- "ARC", "TRIM", "MOVE", são comandos utilizados para alteração do modelo.

 IV- A alteração de um "WCS" (world coordenate system) para um "UCS" (users coordenate system), pode ser feita na sequência de comandos: "UCS", "NEW", "WORLD".

V- Com o comando "EXTRUDE", a entidade bi-dimensional polyline fechada, pode resultar em um sólido.

As afirmativas verdadeiras são somente:

  • A.

    I, II e V;

  • B.

    I, II, IV;

  • C.

    IV e V;

  • D.

    III e V;

  • E.

    II, III e V.

Assinale a alternativa destoante em relação à atitude que deve ser estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à apreciação em Artes Visuais.

  • A.

    Identificação, observação e análise das diferentes técnicas e procedimento artísticos presentes nos próprios trabalhos, em relação aos dos colegas e em diversas culturas.

  • B.

    Criação de formas artísticas por meio de poéticas pessoais, buscando tornar-se um artista.

  • C.

    Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.

  • D.

    Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes na cultura (regional, nacional e internacional).

  • E.

    Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração da sua ambiência.

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, foi uma homenagem a diversos artistas que apresentavam em suas obras uma estética conservadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente CAD, a imagem abaixo mostra a vista de um objeto referenciado a um sistema de eixos.

A visualização desse objeto por um observador identificado pelas coordenadas (1,1,1) neste mesmo sistema de eixos é representada por:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...