Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

  • A. Composição de texto e imagem simplificada que se adequa ao público infantil.
  • B. Conjunto de imagens que ilustra uma narrativa para facilitar sua compreensão.
  • C. Comunicação verbal e não verbal minimalista que permite baratear os custos de produção.
  • D. História visual que apresenta painéis aleatórios a serem interpretados pelo leitor.
  • E. Forma de arte que conjuga texto e imagem com ênfase na expressão gráfica.

Considere a obra abaixo.

A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despon tava nos EUA.

O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectiva mente:

  • A. Op Art, fotografia.
  • B. Pop Art, colagem.
  • C. Pop Art, fotografia.
  • D. Web Art, photoshop.
  • E. Merchandising, colagem.

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.

II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.

III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmações estiverem corretas.

A obra In advanceof the broken arm de1915 é o primeiro readymade de Marcel Duchamp.

A partir do texto é possível afirmar que a atitude provocativa de Duchamp ao criar os readymades foi de:

  • A. criar uma zona de instabilidade ao incorporar à obra o valor do espaço em que está exposta.
  • B. criticar a produção industrial utilizando uma pá de lixo como elemento.
  • C. valorizar o trabalho do desenhista industrial em detrimento ao do artista.
  • D. valorizar a mão de obra operária em detrimento a arte burguesa.
  • E. banalizar a arte e os artistas através do Movimento Cubista.

Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que escutamos é música? O que vimos é obra de arte? A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo uma reflexão sobre o que é música.

( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão, criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma vez iniciado, funciona por si mesma.

( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida permite novas leituras do mundo, o que enriquece a capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em sociedade.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e V.
  • B. V,V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

“A verossimilhança já não tem nenhuma importância [...]. O assunto já não conta, ou conta muito pouco. A arte moderna repele, de modo geral, a maioria das técnicas de agradar utilizadas pelos grandes artistas do passado.”

O crítico e poeta Guillaume Apollinaire escreve um livro em 1913, do qual se extrai o trecho acima, sobre a pintura de um então novo movimento artístico.

O titulo deste livro, é:

  • A. “Lasar Segall, Pintor Moderno”.
  • B. “Poussin e Ingres, Pintores Acadêmicos”.
  • C. “Os Pintores Minimalistas”.
  • D. “Os pintores Cubistas”.
  • E. “A Arte Pop e seus pintores”.

A ideia da separação entre a cultura popular e a erudita, apesar de ser fortemente veiculada no Ocidente, pode ser entendida como uma invenção de intelectuais europeus. Por meio do conceito de folclore, foi demarcada uma fronteira entre as manifestações das camadas sociais abastadas e aquelas mais difundidas.

Essa invenção surgiu no século

  • A. XIV.
  • B. XV.
  • C. XVI.
  • D. XVII.
  • E. XVIII.

A viagem feita pelos Modernistas Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 foi sugestivamente intitulada “Viagem de descoberta do Brasil”. Um dos principais objetivos da viagem foi

  • A. visitar o passado brasileiro, naquilo que ele possuía de mais genuíno, com a finalidade de descobrir as origens da nacionalidade para se construir um país moderno.
  • B. elaborarem conjuntamente as obras de caráter jocoso sobre o descobrimento do Brasil.
  • C. produzir obras (poemas, textos e pinturas) de inspiração romântica, afastados do agito da cidade de São Paulo.
  • D. ir de encontro a arte Barroca presente tanto nas esculturas como nas construções arquitetônicas mineiras, fortalecendo, desta maneira a expressão religiosa do Modernismo.
  • E. visitar o interior brasileiro, atraídos por suas personagens consideradas caricatas e espontâneas, opostas as das grandes cidades.

Sobre “Tropicália”, é correto afirmar:

  • A. Foi um movimento cultural multidisciplinar, que teve seu auge na década de 1980, e que contava com a participação ativa de diversos artistas populares, incluindo Cartola e Zé Ketti.
  • B. É o nome de um LP, lançado em 1959 e com participação de músicos como Paulinho da Viola, Caetano Veloso e José Ramos Tinhorão.
  • C. Foi uma moda comportamental com aplicações nos figurinos teatrais.
  • D. É um trabalho de Hélio Oiticica, parte da série Penetráveis, que inclusive deu nome ao importante movimento musical brasileiro.
  • E. É uma instalação de Tunga, artista e performer, pertencente ao acervo do Instituto Inhotim.

Em 1931, Flávio de Carvalho realiza sua Experiência no 2, que consistiu em andar em sentido contrário a uma procissão de Corpus Christi pelas ruas de São Paulo, com um boné de veludo verde na cabeça. Posteriormente, publica livro de igual título, narrando sua experiência. Sobre esta performance, é correto afirmar que o ato

  • A. foi rapidamente assimilado pelo público como uma situação cômica, visto que Flávio já era figura ligada ao humor e com boa aceitação nos círculos religiosos de São Paulo.
  • B. foi seguido, em 1956, pela Experiência no 3, em que Flávio desfila pelas ruas de São Paulo usando um traje, de sua autoria, do ‘novo homem’ dos trópicos.
  • C. não deve ser relacionado, nem mesmo no campo teórico, ao conceito de Deriva, elaborado pelos Situacionistas se-diados na França, o que demandaria um encontro presencial nunca ocorrido com Guy Débord.
  • D. não tem implicações para a História da Arte propriamente dita, e seu estudo está restrito à um campo de atuação denominado “estudos culturais”.
  • E. fez parte, declaradamente, do movimento cultural a que se chamou de Tropicália, embora sem o devido reconhecimento por parte dos historiadores da música brasileira, como José Ramos Tinhorão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...