Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1967, Augusto Boal encena Arena Conta Tiradentes, montagem teatral importante para a História do Teatro Brasileiro, em que utiliza o sistema coringa de atuação. Sobre este espetáculo, é correto afirmar:

  • A. A encenação dispõe sempre um dos atores travestido de palhaço, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Guerra do Paraguai.
  • B. Há a intenção de se criar uma empatia da platéia com a personagem de Teseu, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta em Portugal, a Revolta dos Cravos.
  • C. A encenação dispensa a participação de atores profissionais, e o tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Revolta dos Farrapos.
  • D. Há a intenção de se criar uma empatia da plateia com a personagem de Carlos Lacerda, o herói, relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta, a Revolução Bolchevique.
  • E. Nesta encenação atores se revezam entre as personagens, enquanto um deles tem a função de conduzir a narrativa. O tema central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Inconfidência Mineira.

“Inserções em circuitos ideológicos” é o nome de um trabalho de Cildo Meireles, realizado em 1975, no qual cédulas de um Cruzeiro (moeda vigente na época) eram suporte para uma ação do artista. É correto afirmar que as cédulas

  • A. eram distribuídas a funcionários de bancos internacionais que as utilizavam em operações financeiras.
  • B. eram arremessadas no alto dos edifícios de centros comerciais, causando transtorno aos transeuntes.
  • C. recebiam carimbada a pergunta "Quem matou Herzog?", e colocadas em circulação.
  • D. recebiam frases de ordem e ditos populares escolhidos pela população por meio de pesquisa prévia.
  • E. eram dadas aos moradores de rua como forma de redistribuição de renda.

No contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem, respectivamente:

  • A. orientar o aluno sobre temáticas transversais; apresentar dados históricos.
  • B. aprofundar temáticas relevantes utilizando o diálogo como ferramenta educacional; professar conceitos e formulas estruturantes.
  • C. esclarecer a comunidade escolar a respeito de sua estrutura pedagógica; explicitar o conhecimento prévio do educador.
  • D. projeto didático construtivista baseado no acumulo de informações; proposta metodológica denominada Behaviorismo apresentada por Frederic Skinner (1904-1990).
  • E. conjunto de fatos e ou dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si; o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.

“Mas a verdadeira vítima da fotografia não foi a pintura de paisagem, e sim o retrato em miniatura. A evolução foi tão rápida que por volta de 1840 a maioria dos pintores de miniaturas se transformaram em fotógrafos […].”

Neste trecho do texto “Pequena História da Fotografia”, Walter Benjamin se refere à substituição da pintura pela fotografia em uma de suas funções. Infere-se do texto que a

  • A. fotografia substituiu integralmente a pintura em todas as suas funções estéticas e sociais.
  • B. fotografia substituiu a Pintura de retratos em miniatura por que as duas técnicas se equivalem enquanto procedimento técnico e artístico.
  • C. maioria dos pintores que produziam a chamada Pintura de retratos em miniatura passaram a fazer fotografia por ambas terem como finalidade, neste caso, o retrato.
  • D. fotografia, ao contrário da pintura, não pode ser considerada uma arte, por seus atributos comerciais.
  • E. maioria dos pintores de retratos em miniaturas escolheu passar a fotografar por conta de seus talentos para a técnica fotográfica.

Sobre o Impressionismo, é correto afirmar que

  • A. contou, como movimento artístico, com artistas vindos de outras vanguardas do período do entre guerras, como Pablo Picasso e Salvador Dali.
  • B. teve grande representação na França, com compositores como Claude Debussy, autor bastante influenciado pela sonoridade da música oriental.
  • C. contou com artistas como Edouard Manet e Auguste Renoir, que tinham como principal referência o cânone renascentista, especialmente quanto ao desenho da anatomia humana.
  • D. priorizava a representação da natureza tendo por foco a observação da luz e da cor, tendo por grande influência René Magritte.
  • E. tratava de ser, em boa medida, um desdobramento dócil do Romantismo, movimento anterior que influenciou Paul Cézanne e contou com o artista Jean-Auguste Dominique Ingres.

Em maio de 2015, militantes do movimento negro e ativistas feministas se uniram para convocar um ato de protesto contra a companhia de teatro Os Fofos Encenam, que realizaria apresentação da peça A mulher do trem.

O protesto de repúdio dos grupos de militantes a realização da peça se deve

  • A. ao uso do black face que serve tanto como estereótipo racista como forma de exclusão do ator negro representando a sí mesmo.
  • B. ao uso do black face que só se justifica quando utilizado conjuntamente com a white face por atores afro descendentes.
  • C. a pouca familiaridade da maior parte da população com a tradição de máscaras africanas e seus usos dramáticos.
  • D. ao fato de não compreenderem a temática transversal de pluralidade cultural inserida na miscigenação cênica.
  • E. ao desconhecimento da tradição do black face na cultura teatral norte americana oriunda dos shows de menestréis.

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial Brasileira:

  • A. As pinturas de paisagem do Maranhão, roda de samba do Rio de Janeiro, cantigas de ninar de Minas Gerais.
  • B. O ofício das baianas de acarajé, a festa do Divino Espirito Santo em Pirenópoles-GO, roda de capoeira.
  • C. O ofício de ator de teatro de rua, o Frevo pernambucano, a Floresta amazônica.
  • D. A Bossa nova, as esculturas de Aleijadinho em Minas Gerais, o tambor de Criola no Maranhão.
  • E. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a celebração do natal, a cultura indígena.

A letra da musica Chá de Panela é uma composição de Guinga em homenagem ao compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

Considerando a letra da música, o conceito de metodologia de ensino musical é

  • A. Paisagem sonora.
  • B. Canto Orfeônico.
  • C. Dodecafonia.
  • D. Cacofonia.
  • E. Ambientação livre.

Considere a seguinte situação: em uma roda de conversa com os alunos o professor apresenta uma reprodução da obra Noite estrelada, 1889, de Vincent Van Gogh. Ao observar a imagem o aluno A afirma não gostar da pintura, pois não lhe agrada noites frias. O aluno B por sua vez, declara que gosta da pintura, pois nela fica evidente a pincelada expressionista.

A partir dos cinco níveis de desenvolvimento estéticos propostos por Abigail Housem, os alunos A e B se enquadram, respectivamente, em

  • A. emocional e crítico.
  • B. descritivo e crítico.
  • C. interpretativo e historicista.
  • D. narrativo e pictórico.
  • E. narrativo e classificatório.

Considere a situação abaixo.

Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.

Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por

  • A. ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
  • B. reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
  • C. buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
  • D. buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
  • E. reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...