Questões de Artes do ano 2014

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Por meio do comando VPORTS, que permite a visualização e a impressão de diferentes vistas de um modelo tridimensional,

  • A. criam-se múltiplas viewports somente no ambiente de trabalho paper space.
  • B. nomeia-se cada viewport do modelo 3D, ao se utilizar a opção viewpoint.
  • C. determina-se o tipo de viewport criado a partir da variável de sistema TILEMODE, a qual, quando desligada, implica a divisão, sem sobreposição, de toda a área de desenho.
  • D. criam-se múltiplas viewports nos ambientes de trabalho model space e paper space.
  • E. criam-se múltiplas viewports somente no ambiente de trabalho model space.

Tratando-se do modelamento tridimensional no sistema de coordenadas do AutoCAD, o termo UCS refere-se ao sistema de coordenadas

  • A. universal ou global.
  • B. do usuário.
  • C. na área de trabalho model space.
  • D. na área de trabalho paper space.
  • E. nas viewports.

  • A. uma distância e um ângulo no plano XY.
  • B. uma distância, um ângulo no plano XZ e um ângulo medido em relação ao plano Y.
  • C. um valor para X, um valor para Y e um valor para Z.
  • D. uma distância, um ângulo no plano XY e uma altura Z.
  • E. uma distância, um ângulo no plano XY e um ângulo medido em relação ao plano XY.

Acerca dos modos de criação de objetos 3D no AutoCAD, assinale a opção correta.

  • A. Os objetos mesh podem ser suavizados, refinados e ter sua malha dividida.
  • B. A ferramenta Shell pode ser aplicada em um modelo de superfície, dado permitir a retirada de todo o conteúdo interno do objeto, permanecendo-se apenas as paredes.
  • C. O modelamento de objetos pelo método mesh (free-form) compõe-se de vários objetos, como linhas, círculos e pontos, que viabilizam grande flexibilidade na modelagem de superfícies curvas.
  • D. Na modelagem pelo método wireframe, deve-se desenhar as arestas para definir as superfícies, sendo possível revesti-las com texturas no caso de uma renderização.
  • E. O emprego da técnica de modelamento de sólidos permite a criação de uma polygon mesh por meio do comando polyfaces.

  • A. MESHSMOOTH.
  • B. EDGESURF.
  • C. RULESURF.
  • D. TABSURF.
  • E. REVSURF.

Mediante o comando EXTRUDE, criam-se primitivas sólidas pela extrusão de uma curva mestra ao longo de um caminho especificado ou por uma altura definida. No que se refere a esse comando, assinale a opção correta.

  • A. Para extrusões que usam caminho (path), a curva mestra não pode tocar o path que serve de referência para a extrusão.
  • B. As curvas mestras devem ser representadas por objetos abertos.
  • C. Para definir o volume do objeto, as linhas e as polilinhas (polyline) mestras devem estar configuradas com uma espessura.
  • D. As polilinhas (polyline) que definem as curvas mestras devem ter pelo menos dois vértices.
  • E. Não se pode usar como curvas mestras objetos que fazem interseção com eles mesmos.

Acerca das operações boolianas em objetos sólidos, assinale a opção correta.

  • A. Por meio do comando PRESSPULL, criam-se sólidos compostos pela junção de primitivas sólidas e(ou) sólidos compostos.
  • B. Regiões sólidas e interseccionadas podem ser agrupadas pelo comando UNION.
  • C. O comando SUBTRACT permite a separação e a individualização dos objetos sólidos compostos pelo comando UNION.
  • D. Mediante o comando INTERSECT, criam-se sólidos compostos pela adição dos volumes ou das áreas comuns dos objetos selecionados.
  • E. Modelos wireframe permitem a criação direta de sólidos compostos pelo comando UNION.

Os objetos primitivos são a base da construção dos modelos sólidos em 3D. Em relação aos comandos que permitem a construção de primitivas para o modelamento de sólidos, assinale a opção correta.

  • A. Mediante o comando PLANESURF, que pode ser utilizado no desenho de telhados, cria-se um sólido de superfície plana e inclinada.
  • B. O POLYSOLID é um comando útil para o desenho das paredes de edificações em 3D.
  • C. A opção ISOLINES permite o controle e o ajuste da suavidade dos objetos sombreados.
  • D. Cube e lengh são, respectivamente, opções internas dos comandos CYLINDER e CONE.
  • E. Por intermédio do comando HELIX, pode-se criar um sólido helicoidal bem como realizar o desenho de escadas helicoidais.

  • A. O FACETRES controla o número de linhas de contorno por superfície dos objetos sólidos.
  • B. Os modelos sólidos podem ser desmembrados em faces e aramados.
  • C. A figura 1 foi feita por geração de malhas.
  • D. A figura 2 foi feita pelo comando MESH, a partir de dois círculos.
  • E. A figura 3 foi feita pela alteração de thickness de dois círculos.
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