Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A autora Ana Mae Barbosa empregou sua Metodologia Triangular no ensino da arte na década de 1980. Essa metodologia integrava história da arte, fazer artístico e leitura de obras e foi colocada em prática em qual museu?

  • A.

    Museu de Arte Moderna

  • B.

    Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

  • C.

    Museu Paulista

  • D.

    Museu de Arte de São Paulo

  • E.

    N.d.a.

No livro A educação do olhar, há uma citação de uma instalação realizada na 22ª Bienal de São Paulo (1994), onde Valeska Soares montou uma sala com piso coberto de rosas vermelhas e o público pisava nestas pétalas e um cheiro de rosas tomava conta do espaço. Esta instalação mostra que:

  • A.

    a arte pode ser multissensorial

  • B.

    a arte serve apenas para ser vista

  • C.

    a arte não pode ser percebida multissensorialmente

  • D.

    a arte não pode ser percebida por vários sentidos

  • E.

    N.d.a.

Toda atividade ou toda prática denotada como artística que se serve das novas tecnologias como meios em vista de um fim artístico chama-se:

  • A.

    Arte física

  • B.

    Arte científica

  • C.

    Arte tecnológica

  • D.

    Arte mecânica

  • E.

    N.d.a.

O domínio do planejamento e articulação dos componentes curriculares exige uma formação prática e teórica dos profissionais da educação em arte de modo:

  • A.

    Inicial

  • B.

    Final

  • C.

    Continuado

  • D.

    Permanente

  • E.

    N.d.a.

A avaliação em Arte se dá:

  • A.

    por contínuo trabalho

  • B.

    por fases de trabalho delimitadas

  • C.

    por apenas uma avaliação

  • D.

    por provas e entrega de trabalhos

  • E.

    N.d.a.

As potencialidades estéticas e artísticas de crianças não podem se desenvolver isoladas e nem de modo

  • A.

    Guiado

  • B.

    Mandado

  • C.

    Livre

  • D.

    Espontâneo

  • E.

    N.d.a.

As principais articulações do processo artístico são:

  • A.

    Apenas autores, artistas, produtores / formas, obras, produtos artísticos / comunicação, difusão

  • B.

    Apenas autores, artistas, produtores / comunicação, difusão

  • C.

    Autores, artistas, produtores / formas, obras, produtos artísticos / comunicação, distribuição, divulgação, difusão

  • D.

    Autores, artistas, produtores / formas, obras, produtos artísticos / comunicação, distribuição, divulgação, difusão / espectadores, público, plateia, apreciadores

  • E.

    N.d.a.

Conhecer a prática social e cultural dos alunos e identificar o que falta à eles é uma das etapas para um planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é

  • A.

    Ponto intermediário

  • B.

    Ponto de partida

  • C.

    Ponto final

  • D.

    Processo de desenvolvimento das aulas

  • E.

    N.d.a.

Considerando o texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.

As ações educativas passam, em primeiro lugar, pelo ensino da importância de arte em museus, que são equipamentos culturais, e, em segundo lugar, pela descoberta de que arte é conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque

  • A. oferece parâmetros para diagnosticar o grau de originalidade.
  • B. estabelece etapas de evolução na produção de imagens.
  • C. oportuniza modificações contínuas, valorizando o processo.
  • D. permite aferir a liberdade de expressão de cada aluno.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...