Questões sobre Arte/Educação

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No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo atitudinal:

  • A. Valorização da diversidade musical do Brasil.
  • B. Reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens.
  • C. Apreciação dos sons da paisagem sonora do ambiente escolar.
  • D. Valorização das manifestações artísticas ancestrais como meio de acesso e compreensão às origens das culturas.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver a dança como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Fontes sonoras diversas.
  • B. Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • C. Canto coral.
  • D. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver artes visuais como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.
  • B. Improvisação da dança, inventando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados.
  • C. Reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas de materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas básicas na produção de formas visuais bi e tridimensionais.
  • D. Criação de movimentos opondo qualidades de movimentos (leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo).

No âmbito da discussão acerca do trabalho com a Arte na escola, são argumentos que defendem sua inserção, EXCETO:

  • A. Numa sociedade em que os meios de comunicação dominam os mercados, influenciando e direcionando o gosto das pessoas, em que a tecnologia permeia todas as áreas de conhecimento e também as relações humanas, em que o consumo aumenta a cada dia e dita os hábitos familiares e pessoais, a Arte seria uma forma de ativar e de estimular as sensações, o potencial criativo e as emoções humanas.
  • B. Por intermédio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.
  • C. A Arte proporciona atividades que permitem a inclusão. É fácil perceber, por exemplo, o quanto a expressão musical tem sido um importante meio de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Todavia, esses argumentos são minimizados quando essa expressão nem sempre é acompanhada de uma formação musical acadêmica, como é o caso de compositores de rua, fato que relativiza a importância da experimentação musical.
  • D. Em uma realidade como a nossa, em que a divisão do trabalho é fator determinante e as pessoas estão cada vez mais especializadas, a Arte pode ser uma forma de resgatar a totalidade. Totalidade esta que envolve as várias dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e social, numa relação integradora de emoção e razão, afetividade e cognição, subjetividade e objetividade, conhecimento e sentimento.
  • E. A Arte e a cultura são um meio de expressão humana, um meio de comunicação importante. O indivíduo expressa, por meio da Arte, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias e se sente participativo na sociedade na qual está inserido.

A educação artística é um meio importante de transformação social e uma necessidade para a vida. Identifique dentre as alternativas a que trata da importância da Arte do ponto de vista antropológico, para além do ponto de vista mercadológico.

  • A. É possível olhar a comercialização da Arte não só pelas distorções que isso gera, mas também pelos benefícios trazidos, como a geração de empregos e a difusão das diferentes expressões artísticas para um número cada vez maior de pessoas.
  • B. As diversas produções artísticas são geradoras de negócios e de riquezas e, consequentemente, de empregos, conforme revelam estudos sobre a cadeia produtiva em diversos setores de produção artística.
  • C. Na pré-produção das Artes, devem ser considerados a importância da indústria de instrumentos musicais e de equipamentos de som e de gravação, a matéria-prima, a fabricação de suporte e a indústria fonográfica, o ensino profissional artístico e técnico, a formação de plateia e a educação musical.
  • D. A Arte faz parte do ser humano. Não há grupo social conhecido sem manifestações artísticas e culturais. Estas permeiam toda a vida humana e formam a identidade de um povo. Por isso, as Artes fazem parte de nossa mais antiga memória. Retrata o conhecimento do homem, o que ele é e produz.
  • E. Os governos deveriam dar mais incentivos e recursos às Artes, não só pela importância que a cultura tem para uma sociedade, mas sob este outro forte argumento: a geração de recursos.

A crítica à escola tradicional trouxe uma contribuição inegável no sentido de valorização da produção criadora da criança, pautada no princípio da livre expressão, acompanhado pelo imprescindível conceito de criatividade. Identifique a alternativa diretamente relacionada a esse conceito.

  • A. No âmbito do universo do conhecimento, dito conceito caracteriza a expressão de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o "novo", rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relações.
  • B. Esse conceito consiste na experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, elencando dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  • C. Por meio desse conceito, os alunos conhecem o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).
  • D. Trata-se de um elemento indispensável na apreensão dos conteúdos, possibilitando que a aprendizagem se realize por meio de estratégias pessoais de cada aluno.
  • E. Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).

“As palavras charge, cartum e caricatura têm significados tão próximos que se confundem. Destinam‐se à veiculação em jornais e revistas e pretendem fazer graça sobre determinadas situações cotidianas.” Assinale a alternativa que representa sequencialmente as definições dos termos charge, cartum e caricatura, respectivamente:

  • A. Termo inglês que quer dizer “engraçado”. É um trabalho atemporal. / Termo italiano que significa “deformação”. / Palavra derivada do inglês “face”. É um trabalho temporal.
  • B. Palavra italiana que quer dizer “carregar”. É um trabalho temporal. / Termo francês que significa “desenho em cartão”. É um trabalho atemporal. / Vem do francês e quer dizer “comédia”.
  • C. Termo alemão de quer dizer “carga”, “atacar” ou “carregar”. É um termo atemporal. / Termo que vem do francês e quer dizer “cartão”. É um termo temporal. / Vem do italiano “caricare” e significa exagerar.
  • D. Termo francês que quer dizer “carga”, “atacar” ou “carregar”. É um trabalho temporal. / Vem do inglês “cartoom” e significa cartão. É um trabalho atemporal. / Vem do italiano “caricare” e quer dizer carregar, exagerar.

São estratégias que contribuem para a aprendizagem do aluno, EXCETO:

  • A. Leitura coletiva de obras ou conceitos artísticos.
  • B. Que os alunos compartilhem experiências individuais.
  • C. Que os alunos expressem de maneira espontânea suas ideias.
  • D. Que o professor adote a postura de detentor exclusivo do saber.

No livro “Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes”, os autores apresentam quatro eixos para pensar os saberes artísticos trabalhados. São eles: produção artística, apreciação estética, contextualização e compreensão das artes como construção cultural e social. Em relação à compreensão das artes como construção cultural e social, é correto afirmar que

  • A. é compreender a arte como um conteúdo único de produção cultural.
  • B. perceber a desvinculação entre artes, a vivência dos alunos e outros campos de conhecimento.
  • C. é analisar de maneira restrita obras artísticas que façam parte da vivência do dia a dia dos alunos.
  • D. permitir que os alunos entendam outros campos de conhecimentos, sendo encaminhados para atitudes interdisciplinares.

Com relação aos PCN, a arte no ensino fundamental visa a destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno pode compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade.
  • B. Ao aprender arte na escola, o jovem pode integrar os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e do virtual, do sonho e da realidade.
  • C. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar significados sociais. Essa forma de compreensão da arte exclui modos de interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.
  • D. O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar e o comunicar.
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