Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?

  • A. George Braque
  • B. Wassily Kandinsky
  • C. Gustave Flaubert
  • D. Piet Mondrian
  • E. Luigi Russolo

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa “seiscentista” (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado “Poder e Glória” pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:

  • A. os reis e príncipes europeus, atuantes no século XVII, queriam se afirmar como criaturas superiores ao homem comum, alegando que eram investidos de Poder Divino para isso.
  • B. o Palácio de Versalhes, construído entre 1800-1880, pode ser considerado uma construção eclética.
  • C. os Palácios e as Igrejas não eram projetados como simples edifícios. Todos os detalhes tinham que contribuir para a concretização do efeito de um mundo fantástico e artificial.
  • D. os artistas receberam trânsito livre para planejar seus trabalhos, gerando um surto de criação extravagante, responsável pela transformação de muitas cidades e paisagens da Europa católica.
  • E. foi especialmente na Áustria, na Boêmia e no Sul da Alemanha que as ideias do Barroco Italiano e Francês se fundiram no mais audacioso e consistente estilo.

São características da Pop Art, EXCETO:

  • A. A ambiguidade discursiva no que tange às apropriações da cultura de massa.
  • B. O uso de técnicas de reprodução automática.
  • C. O diálogo com a linguagem publicitária e a cultura das celebridades.
  • D. Uso de materiais sintéticos como vinil, aço e espelhos em esculturas geométricas.
  • E. A adoção de uma visualidade mais gráfica do que pictórica.

Sobre o Teatro Antigo Greco-romano pode-se afirmar que:

I) Na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, Édipo assassina o pai e se casa com a própria mãe, realizando a maldição que recaíra sobre ele.

II) Em Antígona, de Sófocles, ao lutar pelas honras fúnebres do irmão Polinices, Antígona desafia o rei Creontes e é emparedada viva.

III) Os Persas, de Ésquilo, retrata o desespero de Atossa, mãe de Xerxes, rei derrotado da Pérsia. Em suas oferendas e com a ajuda de um coro de anciãos, ela roga aos deuses, invocando o falecido marido Dario.

IV) Em Medeia de Ésquilo, Medeia mata os filhos para vingar-se de Jasão, que a abandonou.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:

I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.

II. ( ) O pintor Jacques–Louis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista “oficial” do governo revolucionário francês.

III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação de superioridade.

IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, F, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, F, V
  • E. F, V, V, F

A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:

I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.

II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.

III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.

IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.

V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.

  • A. As alternativas II, III, IV e V
  • B. As alternativas II, III, IV e V
  • C. As alternativas III, IV e V
  • D. As alternativas I, III e IV
  • E. As alternativas I, II e V

Sobre o “Teatro do Absurdo” pode-se afirmar que:

I) O termo surgiu com Martin Esslin, crítico inglês que assim designou obras de Ionesco, Beckett e Adamov, articulando-as com a literatura de Albert Camus, cujo “absurdo” era um mote recorrente.

II) Destacam-se, enquanto influências para o Teatro do Absurdo: os mimodramas que atravessam a Idade Média com os saltimbancos e bobos, a Comédia dell’Arte, o Music Hall, o Vaudeville e as chamadas comédias nonsense, além de James Joyce, Franz Kafka, Chaplin, Buser Keaton, Alfred Jarry.

III) São obras de Samuel Beckett: A Cantora Careca, As Cadeiras, O rinoceronte, A Lição.

IV) São obras de Eugene Ionesco: Esperando Godot, Fim de Jogo, Última Gravação de Krapp, Dias Felizes, Não Eu.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.

I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista.

II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta.

III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.

  • A. I. Van Gogh; II. Gaugin; III. Cèzanne
  • B. I. Cèzanne; II. Gauguin; III. Van Gogh
  • C. I. Gaugin; II. Van Gogh; III. Cèzanne
  • D. I. Cèzanne; II. Van Gogh; III. Gaugin
  • E. I. Gaugin; II. Cèzanne; III. Van Gogh

Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:

  • A. O Grupo Rex surgiu nesse período cujos princípios estéticos, marcados pelos happenings, ligavam-se às novas figurações e ao Grupo Fluxus, com uma atitude marcada pela irreverência, sobretudo em relação ao circuito de galerias.
  • B. Carlos Scliar cria o clube de gravura, destinado à tomada de posição ideológica por uma arte que desejava ser destinada ao povo, em um regionalismo contestador das manifestações antinacionais do abstracionismo.
  • C. A exposição Nova Objetividade marca o período, sendo considerada uma das mais significativas para o entendimento das vanguardas brasileiras. Foram expostos trabalhos que rompiam com a bidimensionalidade da pintura e em que a narrativa era comprometida com o tempo presente.
  • D. Na busca por um estado típico brasileiro, retornam ao cenário artístico as ideias antropofágicas de Oswald de Andrade, onde muitos artistas passaram a transcrever a aura político-social em suas representações abordando uma temática local.
  • E. O período é marcado pela precariedade de recursos materiais explorados na obra de arte. A perenidade dos objetos cedia à valoração da mensagem confinada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...