Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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O realismo ou naturalismo se ocupa da mimese da realidade. Proposições anti-realistas foram afirmadas em diferentes movimentos teatrais durante o século XX. Sobre a oposição entre realismo e projetos anti-realistas considere as seguintes afirmações.

I) O traço anti-realista em projetos cênicos consolidados ao longo do Século XX está relacionado à recusa da encenação de um universo diegético fechado, onde indivíduos encontram-se implicados em relações intersubjetivas a serem representadas.

II) São características de projetos anti-realistas: a visualidade da relação com a plateia, a paró-dia, a visualidade do sacrifício, a crítica, o sem sentido; a deformação, a abstração; a utilização de cenas justapostas; a utilização de projeções; a revelação dos bastidores; a quebra da linearidade.

III) Criaram projetos realistas: Artaud, Barba, Pina Bausch, Decroux, Grotowski, Kantor, Meyerhold, Wilson, entre outros.

IV) Um dos encenadores que lutou pelo Teatro Naturalista foi Antoine, levando a cabo o projeto de Zola e quebrando uma série de paradigmas do Melodrama.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Acerca das características técnicas e estilísticas do Neorrealismo, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. O uso frequente de planos de conjunto e médios e de um enquadramento semelhante ao utilizado nos filmes de atualidades.
  • B. O uso de efeitos visuais herdados do cinema mudo, como reflexos, sobreimpressões e imagens inclinadas.
  • C. A filmagem em locações reais, geralmente em filmes de baixo orçamento.
  • D. O uso tanto de atores não profissionais quanto de atores famosos do cinema italiano.
  • E. Uma liberdade maior de improvisação nos trabalhos dos atores, aliada à certa flexibilidade da decupagem.

Esse movimento se caracterizou pelo uso de cores puras e simplificação das formas, tendo no francês Henri Matisse um dos seus principais expoentes.

  • A. Impressionismo
  • B. Fauvismo
  • C. Colorismo
  • D. Abstracionismo
  • E. Art Nouveau

Segundo Roberto Conduru (2007), “As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades – orixás, voduns, inquices, encantados – e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado”. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:

  • A. Mestre Didi
  • B. Agnaldo dos Santos
  • C. Wuelyton Ferreiro
  • D. Junior de Odé
  • E. Cícero Dias

Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?

  • A. Todos tiveram seu auge no princípio da década de 1920.
  • B. Todos foram realizados a partir de investimento governamental.
  • C. Todos buscam aproximar o campo das artes plásticas e das artes aplicadas.
  • D. Nenhum teve grande expressividade no contexto brasileiro.
  • E. Nenhum foi bem-sucedido.

Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Os artistas Impressionistas visavam à criação de uma réplica ainda mais perfeita da impressão visual. De fato, somente com o impressionismo que a conquista da natureza se completou, que tudo o que se apresentava aos olhos do pintor pôde converter-se em motivo de um quadro e que o mundo real, em todos os seus aspectos, passou a ser um objeto digno de estudo do artista.
  • B. São representantes do movimento impressionista os pintores Claude Monet, Paul Cèzanne e Pierre Auguste Renoir.
  • C. Os pintores Impressionistas renunciaram à mistura de pigmentos na paleta e passaram a aplicá-los separadamente na tela em pequenas pinceladas que reproduziam os reflexos oscilantes de uma cena ao “ar livre”.
  • D. Os Impressionistas, apesar de desafiarem as regras da pintura ensinadas na Academia, não divergiram, em seus propósitos, das tradições de Arte que se desenvolvia desde a descoberta da natureza, na Renascença.
  • E. Nas pinturas impressionistas, as principais características eram o contorno das figuras e a aplicação da técnica do esfumato.

Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?

  • A. O pintor emprega cores quentes no vestuário, contrabalanceando a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
  • B. Há uma predominância de tons deliberadamente artificiais, evocando uma atmosfera de sonho ou alucinação.
  • C. O que chama a nossa atenção é a forma como as sombras são constituídas a partir de cores primárias intensas.
  • D. Todas as afirmativas acima estão corretas.
  • E. Nenhuma das afirmativas acima está correta.

“Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores”. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:

  • A. Vincent Van Gogh
  • B. Georges Seurat
  • C. Henri de Toulouse-Lautrec
  • D. Jackson Pollock
  • E. Edgar Degas

As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:

  • A. Leveza
  • B. Apreensão
  • C. Realidade
  • D. Tédio
  • E. Movimento

Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.

As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:

  • A. Surrealismo
  • B. Dadaísmo
  • C. Expressionismo
  • D. Futurismo
  • E. Pop Art
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