Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O realismo ou naturalismo se ocupa da mimese da realidade. Proposições anti-realistas foram afirmadas em diferentes movimentos teatrais durante o século XX. Sobre a oposição entre realismo e projetos anti-realistas considere as seguintes afirmações.
I) O traço anti-realista em projetos cênicos consolidados ao longo do Século XX está relacionado à recusa da encenação de um universo diegético fechado, onde indivíduos encontram-se implicados em relações intersubjetivas a serem representadas.
II) São características de projetos anti-realistas: a visualidade da relação com a plateia, a paró-dia, a visualidade do sacrifício, a crítica, o sem sentido; a deformação, a abstração; a utilização de cenas justapostas; a utilização de projeções; a revelação dos bastidores; a quebra da linearidade.
III) Criaram projetos realistas: Artaud, Barba, Pina Bausch, Decroux, Grotowski, Kantor, Meyerhold, Wilson, entre outros.
IV) Um dos encenadores que lutou pelo Teatro Naturalista foi Antoine, levando a cabo o projeto de Zola e quebrando uma série de paradigmas do Melodrama.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
Acerca das características técnicas e estilísticas do Neorrealismo, assinale a alternativa INCORRETA:
Esse movimento se caracterizou pelo uso de cores puras e simplificação das formas, tendo no francês Henri Matisse um dos seus principais expoentes.
Segundo Roberto Conduru (2007), As obras que emergem das religiões de matrizes africanas são de um tipo a princípio estranho à modernidade ocidental: a arte sacra. Seus autores são desafiados a representar divindades orixás, voduns, inquices, encantados e a constituir os espaços necessários às suas manifestações e ritos. Cada realização deve equacionar, portanto, respeito e imaginação, mantendo o que é imutável, criando sobre o que pode ser transformado. Nesse pensamento, representam a Arte Afro-Brasileira, EXCETO:
Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus?
Sobre o movimento Impressionista, assinale a alternativa INCORRETA.
Qual a melhor forma de descrever o uso que Rubens faz da cor em seus quadros?
Usando como ponto de partida o método Impressionista de pintura, estudou a Teoria Científica da Visão Cromática e decidiu construir seus quadros por meio de pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Esperava que essa técnica levasse à mistura das cores no olho (ou melhor dizendo, no cérebro), sem que perdessem sua consistência e luminosidade. Mas essa técnica extrema, que se tornou conhecida como pontilhismo, pôs naturalmente em perigo a clareza de suas pinturas, ao evitar todos os contornos e decompor cada forma em áreas de pontos multicores. Esse trecho foi extraído do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich, e se refere ao pintor, criador da técnica do Pontilhismo:
As pinturas da Op Art tinham como objetivo provocar sensações de:
Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos nus e crus da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.
As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...