Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à avaliação do ambiente de controle existente, o auditor deve considerar
Os tipos de risco de auditoria são:
O auditor independente desconfiou que a empresa By Pass lançou no mês de dezembro de X0 diversas despesas administrativas em centros de custos de produtos em processo de fabricação que seriam acabados e vendidos no ano de X1. Tal procedimento acarreta, dentre outros fatores, em 31/12/X0:
a melhora do rateio do Custo dos Produtos Vendidos;
a piora da avaliação dos estoques;
não produz qualquer resultado nas demonstrações financeiras de 31/12/X0;
o aumento do Lucro ou diminuição do prejuízo do exercício;
a diminuição do Lucro ou piora do prejuízo do exercício.
No tocante aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que:
os papéis de trabalho não podem em hipótese alguma ser postos à disposição da empresa auditada;
o auditor pode se utilizar de quaisquer documentos e demonstrações preparadas pela empresa auditada, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com o seu conteúdo;
os papéis de trabalho destinam-se a registrar as evidências do trabalho executado, mas não são relevantes para fundamentar o parecer do auditor independente;
a Carta de Responsabilidade da Administração não constitui um papel de trabalho de auditoria;
a forma e conteúdo dos papéis de trabalho não podem ser afetados pela natureza e complexidade da atividade da empresa auditada.
A Empresa Mar Adriático S/A, após a realização da auditoria externa, publicou, em conjunto com as demonstrações contábeis, o parecer da empresa de auditoria transcrito abaixo.
Examinamos o Balanço Patrimonial da Companhia de Navegação Mar Adriático S/A levantado em 31 de dezembro de 2002 e as respectivas Demonstrações de Resultado, das Mutações do Patrimônio Líquido e das Origens e Aplicações de Recursos correspondentes ao exercício findo naquela data. Nosso exame foi efetuado de acordo com os padrões de auditoria geralmente aceitos e, conseqüentemente, incluiu as provas nos registros contábeis e outros procedimentos de auditoria que julgamos necessários nas circunstâncias. Conforme descrito na Nota 2, a Companhia, atendendo à legislação específica, no que se refere à variação cambial especial ocorrida ao final de 2002, optou por apropriar parte das perdas de câmbio do exercício, ao custo do Ativo Imobilizado, com as conseqüências detalhadas na Nota 2. Em nossa opinião, exceto quanto ao mencionado no parágrafo precedente, as demonstrações financeiras referidas no parágrafo 1, acima, representam adequadamente a posição patrimonial e financeira da Companhia de Navegação Mar Adriático S/A em 31 de dezembro de 2002 e o resultado de suas operações, as mutações do seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos correspondentes ao exercício findo naquela data, de acordo com princípios de contabilidade geralmente aceitos, aplicados de maneira consistente em relação ao exercício anterior.
O presente parecer pode ser classificado como:
Negativa de parecer.
Parecer adverso.
Parecer limpo.
Parecer com ressalva.
Escopo de parecer.
Assinale a opção que apresenta o que é considerado "papéis de trabalho de natureza corrente", quando se realiza uma Auditoria.
Cópia de Contratos de Financiamentos de Longo Prazo / Resultado de Exercícios Futuros / Questionário de Controles Internos.
Investimentos / Patrimônio Líquido / Manuais de Procedimentos Internos.
Patrimônio Líquido / Cópia de Contratos de Financiamentos de Longo Prazo / Questionário de Controles Internos.
Investimentos / Resultado de Exercícios Futuros / Manuais de Procedimentos Internos.
Investimentos / Patrimônio Líquido / Questionário de Controles Internos.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Na avaliação do risco de auditoria, quando na fase de planejamento, em nível específico, deve o auditor avaliar
A auditoria interna, uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, está estruturada em procedimentos técnicos, objetivos, sistemáticos e disciplinados, com o fim de agregar valor ao resultado da organização, aperfeiçoando, entre outros, os processos, por meio de recomendação de soluções. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
É fundamental que o auditor interno tenha como objetivo a análise das demonstrações contábeis para averiguar se essas expressam adequadamente a posição financeira da entidade e, dessa forma, assessorar melhor a administração e demais entidades interessadas.
Não é competência da auditoria interna a eficácia das informações físicas, contábeis e financeiras da empresa.
O auditor interno tem autonomia profissional, podendo, inclusive, realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, desde que faça divisão de tarefas, considerando a formação técnica dos participantes.
Não compete à auditoria interna identificar e assegurar o conhecimento de obrigações passivas decorrentes de processos judiciais à administração da empresa, dado que essa área é gerida pelo setor jurídico da empresa.
O auditor interno é responsável pela implementação do controle interno, dessa forma, é correto afirmar que a expressão controle interno é sinônimo de auditoria interna.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Na avaliação do risco de auditoria, o auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade, excetuando
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
A relação custo versus benefício para a avaliação e determinação dos controles internos deve considerar que o custo dos controles internos de uma entidade:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...