Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
São componentes inter-relacionados de controles internos, exceto o(a):
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
No controle da qualidade dos seus serviços, o auditor deverá ___________, supervisionar e revisar o trabalho em todas as suas etapas, de modo a garantir aos usuários de seus serviços a certeza __________ de que o trabalho foi realizado de acordo com as ___________ de controle de qualidade requeridas nas circunstâncias.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
No planejamento de auditoria, o auditor deve avaliar relevância em dois níveis:
A carta de responsabilidade da administração da empresa tem por objetivo assegurar que o auditor foi informado e teve acesso a todas as informações necessárias para conclusão dos seus trabalhos. Essa carta deve ser emitida com a mesma data do(a):
balanço patrimonial.
início dos trabalhos dos auditores.
parecer dos auditores.
relatório da administração.
publicação das demonstrações contábeis.
Com o objetivo de verificar a existência, a efetividade e a continuidade dos controles internos da entidade, o auditor independente deve aplicar testes:
substantivos.
de observância.
de abrangência.
de revisão analítica.
de conferência de cálculos.
São procedimentos eficientes de segregação de funções:
regular que as tarefas de controle físico dos estoques e expedição sejam atribuições do departamento de expedição.
delegar ao gerente financeiro ou ao diretor financeiro da entidade procuração para realizar o pagamento de todos os gastos.
manter a controladoria e a contabilidade independentes da tesouraria da entidade.
permitir ao departamento de vendas analisar e conceder crédito aos clientes.
autorizar o departamento de compras a efetivar os pagamentos de matérias primas.
Quanto às definições e conceitos de auditoria, assinale a alternativa incorreta.
Auditoria é a técnica contábil que tem como objetivo realizar a correção de erros administrativos e de gestão.
Auditoria é uma técnica contábil que compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confi rmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.
Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.
Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas sufi cientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e efi cácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para defi nir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.
O auditor interno, ao contrário do auditor externo, não precisa documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos signifi cativos dos exames realizados, que evidenciem ter sido a auditoria interna executada de acordo com as normas aplicáveis, pois é, como o próprio nome se auto-explica, auditoria interna, sendo de interesse somente dos acionistas majoritários da entidade.
Assinale a alternativa incorreta sobre as Normas de Auditoria.
O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confi rmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.
O auditor interno, devido a sua posição funcional (subordinado a alta administração), não deve ter sua autonomia profi ssional.
O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da Entidade em que atua, e, no âmbito do planejamento conjunto de trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.
O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profi ssionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas, segundo a habilitação técnica e legal dos seus participantes.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a auditoria e seus conceitos gerais, julgue os itens a seguir. Sob o enfoque da segregação de funções, que é fator essencial a um sistema eficaz de controle interno, é recomendável que uma única pessoa, na organização, seja responsável pela custódia dos bens de naturezas similares e, conseqüentemente, passíveis de substituição de uns pelos outros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...