Questões de Auditoria

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Quanto aos papéis de trabalho do auditor, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    podem incluir evidências de avaliação de riscos de auditoria;

  • B.

    podem ser considerados papéis de trabalho as análises de transações, de movimentação e de saldos das contas;

  • C.

    constituem a documentação preparada pelo auditor ou a ele fornecida no exercício da auditoria;

  • D.

    a propriedade dos mesmos é compartilhada: pertencem ao auditor e ao responsável pela unidade auditada;

  • E.

    destinam-se a facilitar a revisão do trabalho de auditoria.

Considerando que os papéis de trabalho são documentos que fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os papéis de trabalho podem ser elaborados pelo auditor ou obtidos de qualquer outra fonte, como uma listagem oriunda do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

  • C. Certo
  • E. Errado

A realização de auditorias nas empresas é importante sob a perspectiva da riqueza patrimonial, dando maior segurança aos administradores, proprietários, fi sco, fi nanciadores, etc, no sentido da integridade do valor. Assinale a alternativa incorreta quanto aos reflexos e as vantagens da utilização dos serviços de auditoria.

  • A.

    No aspecto técnico, a auditoria examina a moralidade do ato praticado.

  • B.

    No aspecto fi scal, a auditoria resguarda o patrimônio da entidade contra multas e penalidades sobre a sonegação de impostos.

  • C.

    No aspecto social, a auditoria assegura a veracidade das informações das demonstrações contábeis para a sociedade em geral.

  • D.

    No aspecto econômico, a auditoria assegura maior exatidão dos custos e veracidade dos resultados operacionais.

Considerando que os papéis de trabalho são documentos que fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os papéis de trabalho devem ser detalhados e devem compreender a documentação do planejamento e da extensão dos procedimentos, mas, por serem papéis que norteiam o auditor durante o processo, eles têm caráter sigiloso e, portanto, não podem constar no relatório da auditoria nem servir de suporte das conclusões emitidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O não fornecimento, pela administração da empresa auditada, da Carta de Responsabilidade ao auditor independente caracteriza

  • A. limitação de escopo.
  • B. impossibilidade de auditoria.
  • C. suspensão da auditoria.
  • D. fraude em auditoria.
  • E. a renúncia ao trabalho.

Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. A relevância e o risco afetam a aplicação de todas as normas de auditoria. Enquanto a relevância se refere à importância relativa de um item, o risco diz respeito à possibilidade de que um item esteja incorreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Os fluxogramas são importantes como instrumento de apoio à auditoria, pois, como representação gráfica das atividades de uma organização, eles deixam evidentes as discrepâncias entre rotinas definidas nos manuais de procedimentos internos e as práticas efetivamente adotadas pelos executores das tarefas sob sua responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Quando houver alterações em procedimentos contábeis, mesmo que seus efeitos tenham sido adequadamente determinados e revelados nas demonstrações contábeis, é obrigatório, pela legislação contábil brasileira, que se faça a ressalva correspondente no parecer de auditoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Aumento acentuado em despesas com manutenção e reparos de imobilizados, sobretudo em desproporção com novas imobilizações, pode indicar que gastos capitalizáveis foram lançados como despesas do período, ou, alternativamente, que a falta de renovação dos ativos está tornando sua utilização mais onerosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Quando uma entidade mantém várias contas bancárias em diferentes bancos, entre as quais efetua transferências, pode deliberadamente registrar as variações nos respectivos saldos com defasagem, encobrindo insuficiência de caixa ou superestimando o saldo em determinado banco, na data do extrato.

  • C. Certo
  • E. Errado
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