Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Risco de Auditoria é a possibilidade de o Auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Na determinação desse Risco de Auditoria, o Auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade auditada. São componentes do ambiente de controle os listados a seguir, EXCETO:
as limitações de acesso físico a ativos e registros contábeis e administrativos;
as políticas de pessoal e a segregação de funções;
as demonstrações contábeis dos fornecedores e clientes;
o sistema de aprovação e o registro das transações;
a função e o envolvimento dos administradores nas atividades da entidade.
Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Em uma auditoria interna, ao detectar irregularidades no decorrer de seu trabalho, o auditor terá de informar, inicialmente, à administração da empresa e, incondicionalmente, aos órgãos fiscalizadores do estado e da profissão, sob pena de responsabilidade solidária.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Planejamento de Auditoria é a etapa do trabalho na qual o Auditor estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada. NÃO é considerado objetivo do planejamento de auditoria:
identificar a legislação aplicável à entidade;
identificar e solucionar os problemas potenciais da entidade;
estabelecer a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem efetuados;
obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as demonstrações contábeis;
assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.
Tomando por base as normas de auditoria aplicáveis à administração pública, julgue os próximos itens. A auditoria interna nas entidades da administração pública federal indireta deve estar vinculada ao seu conselho de administração ou, na sua inexistência, à diretoria financeira, por delegação do presidente da entidade.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Constitui exemplo de Controle interno contábil:
controles físicos sobre ativos tais como contagens ou inventários;
controle de qualidade;
análises de variações entre os valores orçados e os valores realizados;
treinamento de pessoal;
elaboração de normas e procedimentos.
Tomando por base as normas de auditoria aplicáveis à administração pública, julgue os próximos itens. As unidades de auditoria interna das empresas públicas vinculadas aos ministérios estão sujeitas à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União e dos órgãos setoriais do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.
Com relação a auditoria e seus conceitos gerais, julgue os itens a seguir. A auditoria interna tem como característica inerente a responsabilidade trabalhista.
Ao efetuar a revisão analítica das contas de resultado no exercício de 20X0 da Cia Kobe, o auditor deve levar em consideração na sua análise:
a composição acionária da entidade;
a circularização dos saldos bancários;
se a empresa foi auditada no exercício anterior por outra companhia de auditoria independente;
número de funcionários demitidos no exercício anterior;
as variações de comportamento de valores significativos mediante a utilização de índices, quocientes e outros meios necessários.
Com relação à aplicação de testes, é correto afirmar que:
o procedimento de contagem física de estoques é de responsabilidade do auditor;
a circularização só é considerada válida se as correspondências forem endereçadas aos diretores da empresa auditada;
a aplicação de testes de controle é efetuada somente se a aplicação de testes substantivos comprovar-se ineficiente;
a revisão de cálculos de provisões, depreciação, amortização, apuração de estoques constitui um procedimento técnico de auditoria;
para a aplicação de testes de controle, não se faz necessária a elaboração de papéis de trabalho.
Uma técnica de auditoria independente chamada de cut-off é utilizada, entre outros, para:
apurar o Patrimônio Líquido;
calcular o valor da Reserva de Reavaliação;
efetuar inventários, controlando as últimas entradas e saídas de estoques;
apurar o Good Will;
elaborar o planejamento fiscal visando pagar menos tributos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...