Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa incorreta:
O auditor verifica se estão sendo cumpridas, corretamente, as políticas, os procedimentos e os planos estabelecidos pela empresa auditada.
O auditor, ao encontrar um erro no sistema de controles internos da entidade auditada, imediatamente realiza sua correção.
finalidade da revisão da adequação do sistema de controle interno é determinar se ele estabelece certeza razoável de que os objetivos da organização são cumpridos de maneira eficiente e econômica.
Do ponto de vista da auditoria, o controle interno tem grande influência, pois é o ponto de partida dos trabalhos a serem realizados pelo auditor.
O termo fraude refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. A fraude não pode ser caracterizada por:
manipulação, falsifi cação ou alteração de registros ou documentos, de modo a modifi car os registros de ativos, passivos e resultados.
apropriação indébita de ativos.
aplicação de práticas contábeis indevidas.
interpretação errada das variações patrimoniais.
Com base em normas e procedimentos concernentes à auditoria, julgue os itens seguintes. Os papéis de trabalho, como registros mantidos pelo auditor sobre os procedimentos aplicados, os testes realizados, as informações obtidas e as conclusões tiradas durante a auditoria, fornecem a principal base para o parecer do auditor e constituem um meio de coordenação e supervisão da auditoria e evidência de que o trabalho foi realizado.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O auditor, responsável pela emissão de Parecer de Auditoria Independente às Demonstrações Financeiras da Empresa "Balanços Alterados S.A." não obteve resposta às circularizações de saldos bancários mantidos pela empresa auditada no exterior. Tal fato é considerado:
Fraude;
Limitação de Escopo;
Evento Subseqüente;
Cut-Off;
Follow-Up de auditoria.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta.
O julgamento da relevância em auditoria envolve aspectos quantitativos e qualitativos. Um erro ou classifi cação indevida irrelevante quantitativamente não pode ser qualitativamente material.
A relevância das demonstrações contábeis pode ser defi nida como o nível mínimo agregado de erro ou classifi cação indevida em uma demonstração contábil, importante o sufi ciente para impedir que o auditor possa afi rmar que a demonstração está apresentada adequadamente de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
Para defi nir a relevância em auditoria, na prática tem-se utilizado as seguintes situações: 1% do patrimônio líquido; 0,5 a 1% do ativo total; 0,5 a 1% da receita bruta; 5 a 10% do lucro antes do imposto de renda; um percentual variável sobre o ativo total ou a receita, o que for maior; e, entre outras formas de mensuração de relevância.
O auditor deve avaliar a relevância no nível das demonstrações contábeis, porque o seu parecer sobre a adequação da apresentação das demonstrações contábeis refere-se a elas em conjunto e no nível do saldo das contas, Isto se dá porque o auditor verifi ca saldos de contas para chegar a uma conclusão global sobre adequação da apresentação das demonstrações contábeis.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta.
Em auditoria, o risco inerente de controle referese à suscetibilidade de uma afi rmação a um erro material ou classifi cação devida, supondo que não haja controle.
Em auditoria, o risco de controle é aquele em que um erro ou classifi cação indevida material que possa constar de uma afi rmação, seja evitado ou detectado tempestivamente pelos controles internos da entidade.
Em auditoria, os componentes risco inerente e risco de controle estão fora do controle do auditor, que simplesmente os avalia.
Em auditoria, o risco de detecção é aquele em que o auditor detecta um erro ou classifi cação indevida relevante que existe em uma afi rmação de auditoria.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Quanto às Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.
Para realizar o planejamento de auditoria, não há necessidade de o auditor ter conhecimento das atividades, dos fatores econômicos, da legislação aplicável a entidade auditada, das práticas operacionais da entidade e do nível geral de competência de sua administração.
O programa de auditoria, além de servir como guia e instrumento de controle para a execução do trabalho, deve abranger todas as áreas a serem examinadas pelo auditor independente.
Um dos objetivos do Planejamento da Auditoria é obter conhecimento das atividades da entidade, para identifi car eventos e transações relevantes que afetem as demonstrações contábeis.
A complexidade das transações de uma entidade é fator determinante do grau de difi culdade que o auditor independente pode encontrar para realizar seu trabalho.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta. I. A auditoria interna deve assessorar a administração na prevenção de fraudes e erros; II. A auditoria interna é independente e imparcial; III. Fraude é o ato intencional de omissão praticado para manipular documentos, registros e relatórios.
Podemos afirmar que as companhias abertas que estão obrigadas a efetuar demonstrações contábeis consolidadas, deverão sofrer obrigatoriamente somente auditoria nas demonstrações contábeis:
Auditoria - Auditoria Governamental - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A Lei Complementar nº. 202/2000, determina que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário deverão manter sistema de controle interno próprio. Dentre as atribuições desses sistemas de controle interno, legalmente constituídas, qual das opções abaixo relacionadas está incorreta.
Os responsáveis pelo controle interno das entidades da administração pública estadual e municipal, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, darão conhecimento somente ao titular do órgão/ entidade, não sendo necessário dar conhecimento ao Tribunal de Contas.
Compete ao sistema de controle interno avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução de programas de governo e dos orçamentos do Estado.
Compete ao sistema de controle interno comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial, nos órgãos e entidades da administração estadual, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
Deve exercer o controle das operações de crédito, avais e outras garantias, bem como dos direitos e haveres do Estado.
Deve apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...