Questões de Auditoria do ano 2005

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As diretrizes que estabelecem que o auditor deve emitir sua opinião baseado nos elementos objetivos dos exames realizados, não podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros fatores materiais ou afetivos que resultem perda efetiva ou aparente de sua independência, fazem parte das normas relativas:

  • A.

    à pessoa do auditor.

  • B.

    ao parecer de auditoria.

  • C.

    às técnicas de auditoria.

  • D.

    aos programas de trabalho.

O prazo normal para guarda dos papéis de trabalho pelo auditor é:

  • A. 5 anos da data da emissão do parecer de auditoria.
  • B.

    6 anos da data da publicação do balanço pela empresa.

  • C.

    5 anos da data do encerramento das demonstrações auditadas.

  • D. indeterminado, enquanto a empresa for cliente.
  • E.

    aquele pelo qual a firma de auditoria for contratada.

Em relação às estimativas contábeis, pode-se afirmar que o auditor não deve

  • A. comparar as estimativas contábeis de períodos anteriores com os resultados reais desses períodos.
  • B. fazer uso de estimativa independente para isentar-se da responsabilidade de avaliação da estimativa preparada pela administração.
  • C. considerar se a revisão e aprovação foram feitas em níveis apropriados da administração da entidade.
  • D.

    levar em conta se foram evidenciadas na documentação de suporte da determinação da estimativa contábil.

  • E.

    testar os cálculos efetuados pela administração da entidade, para avaliar se estão adequados às condições da entidade.

Quanto aos papéis de trabalho e documentação da auditoria, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O auditor não pode usar quaisquer documentos e demonstrações preparados ou fornecidos pela entidade, mesmo que avalie sua consistência e se satisfaça com sua forma e conteúdo.

  • B.

    O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

  • C.

    O auditor deve registrar, nos papéis de trabalho, informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e as suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões signifi cativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.

  • D.

    Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer às necessidades do auditor para cada auditoria.

Ao avaliar os bens imóveis da entidade municipal, em relação ao cumprimento da Lei nº 8.666/93, o auditor constatou que determinado bem foi doado pelo Prefeito a uma entidade particular de relevante interesse social. O auditor deverá, em seus papéis de trabalho, tratar esse fato como:

  • A.

    ato regular, pois a doação foi para fins e uso de interesse social.

  • B.

    ato normal, uma vez que o Prefeito tem autoridade legal para realizar doações de bens móveis e imóveis para entidades particulares, quando existir relevante interesse social.

  • C.

    ponto de auditoria, pois o bem só poderia ser doado a uma outra entidade pública do próprio município.

  • D.

    ponto de auditoria, pois é irregular a doação desse bem para essa entidade de relevante interesse social.

No tocante aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que:

  • A.

    os papéis de trabalho não podem em hipótese alguma ser postos à disposição da empresa auditada;

  • B.

    o auditor pode se utilizar de quaisquer documentos e demonstrações preparadas pela empresa auditada, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com o seu conteúdo;

  • C.

    os papéis de trabalho destinam-se a registrar as evidências do trabalho executado, mas não são relevantes para fundamentar o parecer do auditor independente;

  • D.

    a Carta de Responsabilidade da Administração não constitui um papel de trabalho de auditoria;

  • E.

    a forma e conteúdo dos papéis de trabalho não podem ser afetados pela natureza e complexidade da atividade da empresa auditada.

Assinale a opção que apresenta o que é considerado "papéis de trabalho de natureza corrente", quando se realiza uma Auditoria.

  • A.

    Cópia de Contratos de Financiamentos de Longo Prazo / Resultado de Exercícios Futuros / Questionário de Controles Internos.

  • B.

    Investimentos / Patrimônio Líquido / Manuais de Procedimentos Internos.

  • C.

    Patrimônio Líquido / Cópia de Contratos de Financiamentos de Longo Prazo / Questionário de Controles Internos.

  • D.

    Investimentos / Resultado de Exercícios Futuros / Manuais de Procedimentos Internos.

  • E.

    Investimentos / Patrimônio Líquido / Questionário de Controles Internos.

Quanto aos papéis de trabalho do auditor, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    podem incluir evidências de avaliação de riscos de auditoria;

  • B.

    podem ser considerados papéis de trabalho as análises de transações, de movimentação e de saldos das contas;

  • C.

    constituem a documentação preparada pelo auditor ou a ele fornecida no exercício da auditoria;

  • D.

    a propriedade dos mesmos é compartilhada: pertencem ao auditor e ao responsável pela unidade auditada;

  • E.

    destinam-se a facilitar a revisão do trabalho de auditoria.

Considerando que os papéis de trabalho são documentos que fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os papéis de trabalho podem ser elaborados pelo auditor ou obtidos de qualquer outra fonte, como uma listagem oriunda do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os papéis de trabalho são documentos que fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os papéis de trabalho devem ser detalhados e devem compreender a documentação do planejamento e da extensão dos procedimentos, mas, por serem papéis que norteiam o auditor durante o processo, eles têm caráter sigiloso e, portanto, não podem constar no relatório da auditoria nem servir de suporte das conclusões emitidas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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