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Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O risco de auditoria deve ser considerado como a possibilidade do auditor
emitir um parecer tecnicamente inadequado.
elaborar as demonstrações contábeis de forma errada.
não obter todas as informações da administração da empresa.
ter sua imagem afetada por práticas irregulares de clientes.
detectar uma fraude ou erro em seus testes de auditoria.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:
avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República.
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:
Orçamento Global do Ministério.
Hierarquização.
Programas e Programações sob controle.
Ações sob controle.
Agenda Política do Ministério.
Nos termos da Instrução Normativa n. 001/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Governamental direta pode assumir as seguintes formas:
centralizada, descentralizada e integrada.
simplificada, compartilhada e terceirizada.
concentrada, simplificada e difusa.
concentrada, desconcentrada e delegada.
simplificada, compartilhada e desconcentrada.
Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:
identificar o número do processo, o período examinado e a unidade ou entidade examinada.
indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestação de Contas.
identificar o passivo trabalhista do órgão ou entidade examinada.
definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstrações financeiras examinadas, no caso de auditoria contábil.
declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extensão julgada necessária e de acordo com as normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.
Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.
o Programa de Educação Profissional Continuada.
o Exame Nacional de Qualificação Técnica.
o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.
a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.
a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.
Pode-se afirmar que não corresponde a uma atividade de auditoria do ciclo de produção, a atividade de
contabilização dos custos dos produtos vendidos.
inventário físico anual dos estoques de matéria-prima e produtos acabados.
apropriação dos custos diretos e indiretos no processo produtivo.
registro das perdas no processo produtivo.
avaliação do método de custeio utilizado para valorização dos estoques.
Segundo o COSO, na Gestão de Riscos, deve-se buscar uma estrutura ou framework com uma comunicação adequada, objetivando um entendimento entre as camadas envolvidas. Desta forma, todas essas funções irão desempenhar o seu papel efetivo nesse processo. Assim, a área de Administração irá exercer a responsabilidade de
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A ação a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administração da empresa auditada na apresentação de cartas de declarações de responsabilidade é
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Como objetivo do Planejamento da Auditoria não se pode incluir:
obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis.
propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos.
assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.
identificar meios para aumento dos lucros da entidade.
identificar a legislação aplicável à entidade.
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