Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O risco de auditoria deve ser considerado como a possibilidade do auditor

  • A.

    emitir um parecer tecnicamente inadequado.

  • B.

    elaborar as demonstrações contábeis de forma errada.

  • C.

    não obter todas as informações da administração da empresa.

  • D.

    ter sua imagem afetada por práticas irregulares de clientes.

  • E.

    detectar uma fraude ou erro em seus testes de auditoria.

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:

  • A.

    avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

  • B.

    apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República.

  • C.

    comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

  • D.

    garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

  • E.

    apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:

  • A.

    Orçamento Global do Ministério.

  • B.

    Hierarquização.

  • C.

    Programas e Programações sob controle.

  • D.

    Ações sob controle.

  • E.

    Agenda Política do Ministério.

Nos termos da Instrução Normativa n. 001/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Governamental direta pode assumir as seguintes formas:

  • A.

    centralizada, descentralizada e integrada.

  • B.

    simplificada, compartilhada e terceirizada.

  • C.

    concentrada, simplificada e difusa.

  • D.

    concentrada, desconcentrada e delegada.

  • E.

    simplificada, compartilhada e desconcentrada.

Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:

  • A.

    identificar o número do processo, o período examinado e a unidade ou entidade examinada.

  • B.

    indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestação de Contas.

  • C.

    identificar o passivo trabalhista do órgão ou entidade examinada.

  • D.

    definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstrações financeiras examinadas, no caso de auditoria contábil.

  • E.

    declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extensão julgada necessária e de acordo com as normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.

Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.

  • A.

    o Programa de Educação Profissional Continuada.

  • B.

    o Exame Nacional de Qualificação Técnica.

  • C.

    o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.

  • D.

    a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.

  • E.

    a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.

Pode-se afirmar que não corresponde a uma atividade de auditoria do ciclo de produção, a atividade de

  • A.

    contabilização dos custos dos produtos vendidos.

  • B.

    inventário físico anual dos estoques de matéria-prima e produtos acabados.

  • C.

    apropriação dos custos diretos e indiretos no processo produtivo.

  • D.

    registro das perdas no processo produtivo.

  • E.

    avaliação do método de custeio utilizado para valorização dos estoques.

Segundo o COSO, na Gestão de Riscos, deve-se buscar uma estrutura ou framework com uma comunicação adequada, objetivando um entendimento entre as camadas envolvidas. Desta forma, todas essas funções irão desempenhar o seu papel efetivo nesse processo. Assim, a área de Administração irá exercer a responsabilidade de

  • A. assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos, procurando contingenciar os Riscos de acordo com a complexidade de seus negócios.
  • B. buscar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos, procurando mitigar os Riscos de acordo com a complexidade de seus negócios.
  • C. buscar um Sistema de Controles Internos apropriado ao risco de seus negócios, a fim de proporcionar segurança operacional e maior confiabilidade aos seus investidores e clientes.
  • D. estabelecer e disseminar a cultura de controles para garantir o cumprimento de leis e regulamentos existentes.
  • E. estabelecer os parâmetros e controles que a área necessita para verificar a conformidade, o uso prático e a adequação dos controles para as respectivas atividades operacionais.

A ação a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administração da empresa auditada na apresentação de cartas de declarações de responsabilidade é

  • A. emitir parecer com ressalva ou com abstenção de opinião.
  • B. emitir parecer sem ressalva, desde que conste das notas explicativas.
  • C. emitir um parecer com abstenção de opinião ou adverso.
  • D. recusar os trabalhos, e não emitir nenhum parecer.
  • E. emitir um parecer sem ressalva ou adverso.

Como objetivo do Planejamento da Auditoria não se pode incluir:

  • A.

    obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis.

  • B.

    propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos.

  • C.

    assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.

  • D.

    identificar meios para aumento dos lucros da entidade.

  • E.

    identificar a legislação aplicável à entidade.

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